Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippinpt_BR
dc.contributor.authorCOSTA, Patrícia Maneschy Duarte Dapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-18T23:56:45Z-
dc.date.available2009-03-18T23:56:45Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2224-
dc.descriptionUERJpt_BR
dc.description.abstractAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE HOJE TRANSFIGURAM A MANEIRA DO HOMEM ESTAR E SER NO MUNDO. OS VALORES NAS MAIS DIVERSAS DIMENSÕES VÃO ASSUMINDO NOVAS CONFIGURAÇÕES E REDESENHANDO POSTURAS, AUXILIANDO O HOMEM NO ÁRDUO TRABALHO DE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO PERMANENTE DE SEU PROTAGONISMO NA HISTÓRIA. ASSIM, COMO OBJETIVO GERAL BUSCOU-SE IDENTIFICAR OS VALORES CONSTRUÍDOS PELOS JOVENS NA COMUNICAÇÃO CIBERNÉTICA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA INDIVIDUAL E COLETIVA, EXPLORANDO CONCEPÇÕES CONCEITUAIS A RESPEITO DA CATEGORIA JUVENTUDE, A PARTIR DO SABER ELABORADO NAS RELAÇÕES COMUNICACIONAIS EXPERIENCIADAS NO CIBERESPAÇO, BEM COMO, EXPLORAR RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM ESCOLAR E INFORMAL DAS SALAS DE BATE PAPO E/OU CHATS. NORTEIA-SE O ESTUDO CIENTÍFICO À ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA, CONSTITUÍDA POR INSTRUMENTOS COM TÉCNICAS MÚLTIPLAS INDO DA FORMALIDADE DOS QUESTIONÁRIOS À INFORMALIDADE DAS SALAS DE CHATS. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS NORTEIAM-SE PELOS MÉTODOS ANALÍTICO E DIALÉTICO, PERMITINDO CONSTANTE FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES. A AMOSTRA CONSTA DE JOVENS COM PARTICIPAÇÃO NAS SALAS DE CHATS NA INTERNET E TAMBÉM DA PESQUISADORA; GRUPOS DE JOVENS EM CONVERSAS INFORMAIS NA FORMA PRESENCIAL; VISITA A LOCAIS PÚBLICOS COMO CYBERCAFÉS E BIBLIOTECAS. O GRUPO DE ADOLESCENTES/JOVENS SE CONSTITUI ENTRE AS IDADES DE 13 A 20 ANOS, INCLUSIVE. O REFERENCIAL TEÓRICO ENTREMEIA ESCLARECENDO ASPECTOS DA SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA DA JUVENTUDE, AXIOLOGIA DOS VALORES E SENTIDO/SIGNIFICADO DA TECNOLOGIA, A UTILIZAÇÃO DO CIBERESPAÇO COMO LÓCUS DE APRENDIZAGEM FORMAL E INFORMAL, CONVERSANDO COM AUTORES DA ATUALIDADE. CONCLUI-SE QUE OS ADOLESCENTES/JOVENS HOJE CONVIVEM DE MANEIRA HABILIDOSA COM AS MÁQUINAS DE INFORMAÇÃO UTILIZANDO COM DESENVOLTURA OS COMANDOS QUE APRESENTAM EXIGENTES COMPETÊNCIAS COGNITIVAS COMPLEXAS. O CIBERESPAÇO, EM PARTICULAR NAS SALAS DE CHAT, NÃO SOMENTE É UM LOCAL DE DIVERTIMENTO E DISTRAÇÃO PARA "PASSAR O TEMPO", COMO TAMBÉM PODE SER UM LOCAL DE ESTUDO NAS FORMAS MAIS VARIADAS POSSÍVEIS SUGERIDAS PELOS ADOLESCENTES/JOVENS, RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS DO ENSINAR/APRENDER NAS MÚLTIPLAS FACETAS QUE O SUJEITO, HOJE, SE COMPÕE.pt_BR
dc.format.extent1973348 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIApt_BR
dc.subjectVALORESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, MÍDIA E TICpt_BR
dc.subject.otherMÍDIA - Apropriações, usos e representaçõespt_BR
dc.titleOS JOVENS E O MUNDO VIRTUAL: AS ARTIMANHAS DOS VALORES NOS CH@TS DA INTERNETpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools