Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2105
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOUZA, Cristiana Tramonte Vieira Dept_BR
dc.contributor.authorRIBES, Sandra Crochemorept_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:41:06Z-
dc.date.available2009-03-14T18:41:06Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2105-
dc.descriptionBUpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AMPLIAR A REFLEXÃO ACERCA DO JOVEM EXPOSTO À SITUAÇÃO DE EMPOBRECIMENTO, MAIS ESPECIFICAMENTE O MORADOR DA COMUNIDADE CHICO MENDES, EM FLORIANÓPOLIS, COM BASE NA ANÁLISE DE SUAS IDENTIDADES E DE SUAS RELAÇÕES COM O SABER FORMAL ESCOLA REGULAR E COM O SABER INFORMAL FORMAS ASSOCIATIVAS E ONG. NESTE PROCESSO, ASPECTOS COMO SUA AUTORIA NA CRIAÇÃO DE RAP E DO LIVRO , A LUDICIDADE E O HUMOR QUE DEPOSITAM NOS ESPAÇOS INFORMAIS DEMARCAM FORTE MOTIVAÇÃO E UMA RELAÇÃO APURADA COM O SABER, AO PASSO QUE NA ESCOLA, APESAR DE CONSIDERAREM IMPORTANTE ESTUDAR PARA MELHORAR DE VIDA , O MAIOR MOTIVADOR É A CONVIVIALIDADE. OS DADOS COLETADOS DÃO VISIBILIDADE AO FATO DE QUE OS JOVENS DA PESQUISA CONSTROEM SABERES SIGNIFICATIVOS NA INFORMALIDADE, INCLUSIVE AO BUSCAREM ESPAÇOS NAS ESCOLAS REGULARES, POR SE ASSUMIREM SUJEITOS DE DIREITOS, DIALOGANTES, INTERLOCUTORES, CONSTRUTORES DE ALTERNATIVAS, VIVENCIANDO A EXPERIÊNCIA DA RESISTÊNCIA CULTURAL, ESTANDO MOBILIZADOS COMO SERES HISTÓRICOS QUE SE CONSTROEM CONSTRUINDO COM OS OUTROS.pt_BR
dc.format.extent524288 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINApt_BR
dc.subjectSUJEITO JOVEMpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO COM SABERES INFORMAIS E FORMAISpt_BR
dc.title" HISTÓRIAS DE VIDA - SABERES INFORMAIS E FORMAIS DO SUJEITO JOVEM DA COMUNIDADE CHICO MENDES"pt_BR
Appears in Collections:Jovens, Modos de Via e Socialização

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf512 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools