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dc.contributor.advisorCROCHIK, José Leonpt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Luciene Maria Dapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:40:16Z-
dc.date.available2009-03-14T18:40:16Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2078-
dc.descriptionPUC-SPpt_BR
dc.description.abstractESSE ESTUDO BUSCOU COMPREENDER COMO SE ESTABELECEM AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA.TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA QUE DESCREVE E ANALISA A EXPERIÊNCIA DE ESCOLARIZAÇÃO DESSES ALUNOS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM SALVADOR (BA). CONSIDERANDO QUE O PRESENTE DISCURSO PEDAGÓGICO NO BRASIL RECORRE A UMA PERSPECTIVA DE ACOLHIMENTO DAS DIFERENÇAS, ESSA PESQUISA ANALISA COMO ESTÁ SENDO ENCAMINHADA ESSA DIRETRIZ INCLUSIVISTA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS.O ESTUDO TEM COMO FONTE TEÓRICA PRINCIPAL A TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, PRIVILEGIANDO OS ESTUDOS DE THEODOR ADORNO SOBRE A FORMAÇÃO E A ANÁLISE DO PRECONCEITO COMO UM DOS ELEMENTOS QUE SUSTENTAM A NEGAÇÃO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA. PRETENDE-SE ENTENDER COMO SE MANIFESTA O ESTRANHAMENTO QUE CAUSA UMA DIFERENÇA, NO CASO, A DEFICIÊNCIA VISUAL, BUSCANDO ESCLARECER SOBRE SEU REFORÇO PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR. PARA ISSO, DISCUTE-SE ACERCA DO DEBATE SOBRE AS DIFERENÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, QUE DÁ FUNDAMENTO À PROPOSTA INCLUSIVISTA E AO SIGNIFICADO DA DEFICIÊNCIA COMO UM ATRIBUTO INDIVIDUAL QUE SE TORNA UMA DIFERENÇA NÃO ACEITÁVEL NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. NÃO SENDO A DIFERENÇA UMA CONDIÇÃO ESTÁTICA E NATURAL, SUA PERCEPÇÃO CONDICIONA-SE AO CONTEXTO VALORATIVO DA SOCIEDADE QUE LHE DÁ SIGNIFICADO. A ANÁLISE DOS DADOS, OBTIDOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES E DOCUMENTOS DA ESCOLA, REVELOU QUE AS INTERAÇÕES DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONDICIONAM-SE A FATORES QUE MATERIALIZAM ESSAS RELAÇÕES. CONSIDERANDO QUE O SENTIDO DA DEFICIÊNCIA É RESULTADO DA COMBINAÇÃO DA HISTÓRIA DO INDIVÍDUO COM O MEIO SOCIAL, A REJEIÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA ESCOLA FAZ-SE PELO DESCARTE DAS SIGNIFICAÇÕES PRÓPRIAS DOS INDIVÍDUOS NA SUA APREENSÃO DA REALIDADE, POR MEIO DE CONTATOS, ORDENAÇÕES E CONTRAPOSIÇÕES QUE EMERGEM DAS SUAS EXPERIÊNCIAS.pt_BR
dc.format.extent950332 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectTEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADEpt_BR
dc.subjectPRECONCEITOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subject.otherJOVENS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAISpt_BR
dc.titleA NEGAÇÃO DA DIFERENÇA: UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA PÚBLICApt_BR
Appears in Collections:Jovens Portadores de Necessidades Especiais

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