Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAMARAL, Mônica Guimarães Teixeira Dopt_BR
dc.contributor.authorPRATTA, Márcia Aparecida Bertoluccipt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:38:59Z-
dc.date.available2009-03-14T18:38:59Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2067-
dc.descriptionUNESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - CAMPUS ARARAQUARApt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE PESQUISA PARTIU DAS INQUIETAÇÕES SURGIDAS DA EXPERIÊNCIA DA PESQUISADORA ENQUANTO DIRETORA DO SETOR DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE DESCALVADO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DO FENÔMENO DA ADOLESCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. ESSE FENÔMENO PODE SER PERCEBIDO ATRAVÉS DAS CRESCENTES MANIFESTAÇÕES DE INDISCIPLINA, VIOLÊNCIA, DESINTERESSE E CONSUMO DE DROGAS QUE A POPULAÇÃO JOVEM VEM APRESENTANDO. NESTE CONTEXTO, ENCONTRAMOS NA POPULAÇÃO ADOLESCENTE, FORMAS DE ATUAÇÃO, QUE DENUNCIAM AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS DE INDIVIDUAÇÃO DESSES JOVENS, UMA VEZ QUE OS MESMOS SE LANÇAM EM SITUAÇÕES LIMITE. ESSA ATUAÇÃO DO ADOLESCENTE É ENTENDIDA, NA MAIORIA DAS VEZES, COMO PATOLÓGICA E AMEAÇADORA, PROVOCANDO A EXCLUSÃO DESSA POPULAÇÃO. A PARTIR DESSAS OBSERVAÇÕES OPTEI POR ENTENDER OS ASPECTOS PSÍQUICOS E SOCIAIS QUE ESTAVAM CONDUZINDO OS JOVENS PARA ESSAS SITUAÇÕES. PARA TANTO FOI UTILIZADA A PSICANÁLISE ? E SEUS CONTEMPORÂNEOS ? COMO FUNDAMENTAÇÃO PARA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ILUMINADA POR ALGUNS DEPOIMENTOS DE ADOLESCENTES QUE FORAM DESTACADOS AO LONGO DO CONTATO DA PESQUISADORA COM GRUPOS DE ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE DESCALVADO (SÃO PAULO). O OBJETIVO DO ESTUDO CONSISTIU EM BUSCAR UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA QUE PERMITISSE A ARTICULAÇÃO DAS QUESTÕES INTERNAS (SUBJETIVAS) E EXTERNAS (CULTURAIS), QUE TÊM LEVADO O ADOLESCENTE AO ATO/ATUAÇÃO, SEJA CONTRA SI MESMO, SEJA CONTRA A SOCIEDADE. PRETENDE-SE AINDA PENSAR EM QUE MEDIDA A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL (SOCIAL, SAÚDE) PODERIA SE ARTICULAR COM A EDUCAÇÃO FORMAL NO SENTIDO DE PERMITIR QUE O ADOLESCENTE ENCONTRE SEU UGAR NA SOCIEDADE, SEM CONTUDO, ?ARROMBÁ-LA?. AS TEORIAS E OS DADOS APRESENTADOS NO TRABALHO, FRUTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ? ACERCA DE TEMAS COMO A FENOMENOLOGIA DO ADOLESCENTE, O INDIVÍDUO, A CULTURA, O ADOLESCENTE (SEGUNDO AS ABORDAGENS PSICOLÓGICA E SOCIAL) E AS DIFERENTES FORMAS DE EDUCAÇÃO (FAMÍLIA, ESCOLA E INSTITUIÇÕES) ? TROUXERAM À LUZ A NECESSIDADE DE SE REPENSAR OS TRABALHOS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL PRIMEIRAMENTE JUNTO AOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM OS JOVENS. ESSES TRABALHOS TERIAM COMO UM DOS PRESSUPOSTOS O RESGATE DAS HISTÓRIAS DESSES INDIVÍDUOS DE MODO A REPOSICIONÁ-LOS DIANTE DE UMA DADA REALIDADE SOCIAL CUJA FINALIDADE ESTEJA EMBASADA NUMA ÉTICA QUE GARANTA AS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E SOCIAL DO ADOLESCENTE E DA SOCIEDADE.pt_BR
dc.format.extent518923 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNESP - ARARAQUARApt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCULTURApt_BR
dc.subject.otherESTUDOS PSICOLÓGICOS/PSICANALÍTICOS SOBRE JUVENTUDpt_BR
dc.titleADOLESCENTES E JOVENSpt_BR
Appears in Collections:Estudos Psicológicos/Psicanalíticos sobre Juventude

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf506.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools