Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2034
Título: TRAJETÓRIAS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS DE CLASSES POPULARES: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E TRABALHO
Autor(es): BRITO, Luiz Carlos Cerquinho De
SANTOS, Rita Pereira Dos
Palavras-chave: CLASSES POPULARES;EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Resumo: O PRESENTE ESTUDO ANALISA A TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DAS CLASSES POPULARES, COM ÊNFASE NOS JOVENS, ESTUDANTES NOTURNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ZONA LESTE DE MANAUS. DESTACAMOS AS RELAÇÕES DOS SUJEITOS DAS CLASSES POPULARES COM O MUNDO DO TRABALHO, COM AS MUDANÇAS SOCIAIS E COM AS CONDIÇÕES DE DESIGUALDADES IMBRICADOS NOS TEMPOS DESTINADOS A ESCOLARIZAÇÃO. DESTACA AS PROJEÇÕES INDIVIDUAIS DE EXPERIÊNCIA ESCOLAR E AS PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO, FRENTE AOS OBSTÁCULOS DE ESCOLARIZAÇÃO. OS TRAJETOS ESCOLARES DOS JOVENS REVELARAM UM PERCURSO DE REPROVAÇÃO E ABANDONO MARCADO DESDE A INFÂNCIA. A MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TORNA-SE ALTERNATIVA MAIS COMUM PARA ESSE GRUPO NA BUSCA DE ASSENÇÃO SOCIAL. O ESTUDO EVIDENCIA QUE É FUNDAMENTAL A COMPREENSÃO E ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DOS SUJEITOS. UTILIZOU-SE NESTE TRABALHO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA QUE POSSIBILITOU COMPREENDER O CONTEXTO DE VIVÊNCIA E CONVIVÊNCIA DAS CLASSES POPULARES.
Descrição: PPGE/FACED
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2034
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Jovens, Escola e Trabalho

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador