Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2011
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIOD, Edna Garcia Macielpt_BR
dc.contributor.authorMATIAS, Irlene Dos Santospt_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:37:54Z-
dc.date.available2009-03-14T18:37:54Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2011-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRALpt_BR
dc.description.abstractO ENSINO TÉCNICO ADQUIRIU MAIOR IMPORTÂNCIA A PARTIR DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES APESAR DE SUA PERSPECTIVA MORALIZADORA E DE "FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA O TRABALHO". NO ENTANTO, NO BRASIL, AS MUDANÇAS EMPREENDIDAS DESDE O MODELO AGROEXPORTADOR COMERCIAL, ATÉ O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO CONDUZIRAM A ALTERAÇÕES SUBSTANCIAIS COM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE DE ENSINO. ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, COMO UMA FORMA DE EDUCAÇÃO QUE POSSIBILITE ÀS CLASSES MENOS PRIVILEGIADAS SOCIALMENTE CONDIÇÕES DE ACESSO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUALIFICADA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO. INVESTIGA, NO ENSINO TÉCNICO, O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DO ALUNO. ESTE ESTUDO EFETIVOU-SE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS (ETFAM), ONDE BUSCARAM-SE DADOS QUANTITATIVOS DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS E DADOS DE APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO, PARA COMPREENDER O PROCESSO DE SELETIVIDADE DO ENSINO NESSA INSTITUIÇÃO. EM CONCLUSÃO, APONTA QUE A INSTITUIÇÃO É SELETIVA, E ESSA SELETIVIDADE SE CONFIGURA EM MEIO A FATORES INTRA E EXTRA-ESCOLARES.pt_BR
dc.format.extent655206 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO TECNOLÓGICApt_BR
dc.subjectSELETIVIDADEpt_BR
dc.subjectACESSO À EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectPERMANÊNCIApt_BR
dc.titleCENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS: UM REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLARpt_BR
Aparece en las colecciones: Jovens, Escola e Trabalho

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf639.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador