
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2011
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FIOD, Edna Garcia Maciel | pt_BR |
dc.contributor.author | MATIAS, Irlene Dos Santos | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:54Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:54Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2011 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL | pt_BR |
dc.description.abstract | O ENSINO TÉCNICO ADQUIRIU MAIOR IMPORTÂNCIA A PARTIR DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES APESAR DE SUA PERSPECTIVA MORALIZADORA E DE "FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA O TRABALHO". NO ENTANTO, NO BRASIL, AS MUDANÇAS EMPREENDIDAS DESDE O MODELO AGROEXPORTADOR COMERCIAL, ATÉ O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO, URBANIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO CONDUZIRAM A ALTERAÇÕES SUBSTANCIAIS COM RELAÇÃO A ESSA MODALIDADE DE ENSINO. ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, COMO UMA FORMA DE EDUCAÇÃO QUE POSSIBILITE ÀS CLASSES MENOS PRIVILEGIADAS SOCIALMENTE CONDIÇÕES DE ACESSO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL QUALIFICADA E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO. INVESTIGA, NO ENSINO TÉCNICO, O ACESSO, A PERMANÊNCIA E A CONCLUSÃO DO ALUNO. ESTE ESTUDO EFETIVOU-SE NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS (ETFAM), ONDE BUSCARAM-SE DADOS QUANTITATIVOS DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS E DADOS DE APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO, PARA COMPREENDER O PROCESSO DE SELETIVIDADE DO ENSINO NESSA INSTITUIÇÃO. EM CONCLUSÃO, APONTA QUE A INSTITUIÇÃO É SELETIVA, E ESSA SELETIVIDADE SE CONFIGURA EM MEIO A FATORES INTRA E EXTRA-ESCOLARES. | pt_BR |
dc.format.extent | 655206 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA | pt_BR |
dc.subject | SELETIVIDADE | pt_BR |
dc.subject | ACESSO À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | PERMANÊNCIA | pt_BR |
dc.title | CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS: UM REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Jovens, Escola e Trabalho |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 639.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador