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dc.contributor.advisorLOBATO, Wolneypt_BR
dc.contributor.authorRODRIGUES, Tereza Cristinapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:36:15Z-
dc.date.available2009-03-14T18:36:15Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1959-
dc.descriptionPUC MINASpt_BR
dc.description.abstractA EDUCAÇÃO AMBIENTAL OCUPA POSIÇÃO DE DESTAQUE NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM DECORRÊNCIA DO AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. EDUCAR O SER HUMANO PARA UMA NOVA REALIDADE EM QUE SE CONSIDERE A TERRA E OS RECURSOS NATURAIS COMO BENS ESSENCIAIS À MANUTENÇÃO DE VIDA É UMA NECESSIDADE. A CIDADANIA, POR SUA VEZ, RECEBE CENTRALIDADE NO MEIO EDUCACIONAL HAJA VISTA AS ATRIBUIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS CONFERIDAS À ESCOLA. O TRABALHO APRESENTADO INVESTIGOU O PROJETO DO NICHO AO LIXO QUE FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM BETIM. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR SE O PROJETO EM QUESTÃO TRABALHOU A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA CIDADANIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DETECTAR OS CONCEITOS QUE OS ATORES DA PESQUISA - EDUCADORES E EDUCANDOS - POSSUEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA, VERIFICAR SE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA, IDENTIFICAR COMO A ESCOLA DESENVOLVE A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E, SE NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E EM OUTROS DOCUMENTOS ESCOLARES, ESSA FORMAÇÃO CONTEMPLA A ARTICULAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VERIFICAR QUE TIPO DE FORMAÇÃO OS PROFESSORES TIVERAM PARA TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SE ESSA FORMAÇÃO ESTÁ VOLTADA PARA A CIDADANIA, DETECTAR AS DIFICULDADES E FACILIDADES EM SE TRABALHAR A ARTICULAÇÃO DOS SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA. PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS, OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA E PELO ESTUDO DE CASO, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO APROFUNDADA E CRITERIOSA EM UMA ÚNICA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DOCUMENTAL. OS ATORES DA PESQUISA FORAM SELECIONADOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL CETAP (CENTRO EDUCACIONAL TÉCNICO E DE ARTES PROFISSIONAIS), CONSIDERANDO-SE O TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIDADE EDUCACIONAL E O TURNO EM QUE DESENVOLVEM AS ATIVIDADES EDUCATIVAS. MESMO NÃO ADOTANDO ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ, O PROJETO DO NICHO AO LIXO CONSEGUIU IMPRIMIR A POSTURA PARTICIPATIVA NOS EDUCANDOS. CONSTATA-SE QUE O PROJETO ANALISADO É PERPASSADO PELA VERTENTE DO CONSERVADORISMO DINÂMICO BEM COMO TRABALHA A NOÇÃO DE CIDADANIA DE MERCADO.pt_BR
dc.format.extent739871 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectCIDADANIApt_BR
dc.subjectCOLETA SELETIVApt_BR
dc.subject.otherJOVENS E MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.titleA ARTICULAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PROJETO DO NICHO AO LIXOpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Meio Ambiente

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