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dc.contributor.advisorMAGALHÃES, Luís Mauro Sampaiopt_BR
dc.contributor.authorLIMA, Maria De Fátima Furtadopt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:36:14Z-
dc.date.available2009-03-14T18:36:14Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1951-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA UFRRJpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO POMBA MG E TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA POSSUEM SOBRE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. VISA APRESENTAR O PERFIL SOCIOAMBIENTAL DESSE TÉCNICO, PROPORCIONANDO À EQUIPE PEDAGÓGICA UM NOVO REFERENCIAL TEÓRICO-CRÍTICO, PARA SUBSIDIAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM EXECUÇÃO, BEM COMO SERVIR DE BASE PARA PROPOR AJUSTES NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL QUE LEVE A FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS DOS GRAVES PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE AFLIGEM O CENÁRIO NACIONAL E MUNDIAL. É UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, NA QUAL O MÉTODO APLICADO É O ESTUDO DE CASO E A TÉCNICA USADA FOI A COLETA DE DADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTA INDIVIDUAL COM ROTEIROS SEMI-ESTRUTURADOS. NA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS CONSTATOU-SE, QUE: A) EDUCAÇÃO É ADQUIRIR CONHECIMENTO E TÉCNICAS, ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS PELOS PROFESSORES E QUE PREPARAM AS PESSOAS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA VIDA PROFISSIONAL. AO MESMO TEMPO, UMA PARCELA BEM SIGNIFICATIVA A CONSIDERA COMO GARANTIA DE UM FUTURO MELHOR. B) MEIO AMBIENTE A MAIORIA DEFINIU COMO SENDO A NATUREZA E SEUS ELEMENTOS NATURAIS. NA MESMA PROPORÇÃO OUTRA PARCELA DE ALUNOS IDENTIFICOU COMO SENDO MEIO FÍSICO-QUÍMICO E BIOLÓGICO QUE RODEIA O HOMEM, OU SEJA, LUGAR ONDE HABITAMOS. C) A FORMAÇÃO TÉCNICA E AS AÇÕES DECORRENTES DESTA FORMAÇÃO SÃO PRÁTICAS VISTAS TOTALMENTE INDEPENDENTE DO MEIO AMBIENTE, NÃO CONSTANDO COMO PARTE INTEGRANTE DO MESMO. DESCONHECEM CONCEITOS DE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E GERENCIAMENTO ECOLÓGICO, DENTRE OUTROS. ANALISANDO AS RESPOSTAS, VERIFICA-SE UMA DEFICIÊNCIA MUITO SIGNIFICATIVA ENTRE OS DIFERENTES PARADIGMAS USADO PARA EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUAS INTERAÇÕES COM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS VIVIDOS PELA SOCIEDADE ATUAL.pt_BR
dc.format.extent938068 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectAGROINDÚSTRIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO TECNOLÓGICApt_BR
dc.subjectMEIO AMBIENTEpt_BR
dc.subjectSUSTENTABILIDADEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.titleAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE RIO POMBA - MGpt_BR
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