Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1909
Título: MEMÓRIAS E SABERES NAS NARRATIVAS DE EX-SEMINARISTAS DA CONGREGAÇÃO DOS PADRES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - (1970-1980)
Autor(es): CUNHA, Jorge Luiz Da
ALBERTI, Dirceu Luiz
Palavras-chave: PRÁTICAS EDUCATIVAS;SEMINÁRIOS E HISTÓRIA DE VIDA
Data do documento: 2002
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Resumo: ESTE TRABALHO APRESENTA OS ESTUDOS REALIZADOS SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NOS SEMINÁRIOS MENORES DA CONGREGAÇÃO DOS PADRES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, LOCALIZADOS NOS MUNICÍPIOS DE CRICIUMAL (RS), CORUPÁ (SC) E CURITIBA (PR). O SEMINÁRIO SE CONSTITUIU, NA DÉCADA DE SETENTA, NUM ESPAÇO PEDAGÓGICO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE MENINOS CRISTÃOS. VERIFICOU-SE, PORÉM QUE NO DECORRER DO PROCESSO DE FORMAÇÃO MUITOS JOVENS EVADIRAM DO SEMINÁRIO BUSCANDO UM ESPAÇO NA SOCIEDADE LEIGA. INVESTIGOU-SE , A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE UM GRUPO DE SEIS EX-SEMINARISTAS, NATURAIS DO MUNICÍPIO DE TUCUNDUVA (RS), DE QUE MODO OS MEIOS FORMAIS IDEALIZADOS PARA A FORMAÇÃO DE SACERDOTES RELIGIOSOS CONTRIBUÍRAM NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS LEIGOS, MASCULINOS E CRISTÃOS. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A HISTÓRIA ORAL, MODALIDADE HISTÓRIAS DE VIDA, NA INTENÇÃO DE REFAZER UMA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO PARTICULAR E CONHECER O CONTEXTO EDUCACIONAL QUE ABSORVEU ESSA PARCELA DE JOVENS NUMA DETERMINADA ÉPOCA E LUGAR PRODUZINDO SABERES QUE LHES POSSIBILITARAM ESPAÇOS POSSÍVEIS DE AÇÃO NA SOCIEDADE LEIGA ONDE ESTÃO INSERIDOS HOJE. O ENFOQUE FOI DIRECIONADO À PERSPECTIVA DE GÊNERO DE JOAN SCOTT COM O INTUITO DE VERIFICAR E COMPREENDER A MODALIDADE PARTICULAR DE ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE UMA MASCULINIDADE SINGULAR, CONSTRUÍDA NAQUELE CONTEXTO. O APORTE TEÓRICO QUE DEU SUSTENTAÇÃO ÀS CATEGORIAS DE ANÁLISE FOI MICHEL FOUCAULT, CUJAS OBRAS POSSIBILITARAM A COMPREENSÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DISCIPLINARES QUE INCIDIRAM SOBRE OS CORPOS E AS MENTES CONSTITUINDO-OS EM SUJEITOS LEIGOS E CRISTÃOS. OS COLABORADORES FORAM ENTREVISTADOS INDIVIDUALMENTE, COM QUESTÕES SEMI-ESTRUTURADAS AFIM DE BUSCAR EM SUAS FALAS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS PARA ESTE ESTUDO. DESTACAM-SE, NAS FALAS DOS COLABORADORES, A INFLUÊNCIA DO SEMINÁRIO NO CRESCIMENTO HUMANO QUE SE EXPRESSA NA VIVÊNCIA DOS VALORES HUMANITÁRIOS, NA DISCIPLINA EM TODOS OS SENTIDOS, NA FACILIDADE DE COMUNICAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM OS DEMAIS, NAS HABILIDADES PARA TRABALHAR EM EQUIPE, NO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, NA CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES, NAS HABILIDADES PARA LIDERAR GRUPOS E NA FIDELIDADE AOS PRINCÍPIOS CRISTÃOS. O TRABALHO ESTÁ DIVIDIDO EM CINCO CAPÍTULOS TRATANDO RESPECTIVAMENTE DE : A HISTÓRIA ORAL; O CONTEXTO HISTÓRICO E SÓCIO-CULTURAL DO MUNICÍPIO DE TUCUNDUVA E DAS FAMÍLIAS DOS EX-SEMINARISTAS; A CONGREGAÇÃO DOS PADRES DO S.C.J.; A CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA DO TEMA; E OS SABERES INERENTES À FORMAÇÃO DO SEMINARISTA.
Descrição: CENTRAL DA UFSM E SETORIAL DO CE
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1909
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Estudos Históricos sobre Juventude

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador