Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1810
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Marlenept_BR
dc.contributor.authorCORREA, Lisete Bertottopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:29Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:29Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1810-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractA INVESTIGAÇÃO, INSCRITA NO CAMPO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, PROBLEMATIZA AS CATEGORIAS INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO QUE REFERE AO CONTEXTO ESCOLAR. ESTAR INCLUÍDO É APENAS ESTAR MATRICULADO E FREQÜENTAR A ESCOLA? MAIS DO QUE ESTAR NO GRUPO É NECESSÁRIO O SENTIMENTO DE PERTENÇA. SEM ESTE, DIFICILMENTE O SUJEITO SE SENTIRÁ INTEGRADO AOS DEMAIS. MEU RECORTE DE PESQUISA VAI ENFOCAR A EXCLUSÃO BRANDA DO HOMOSSEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XXI, UMA ERA DE MUITOS DIREITOS, ESPECIALMENTE EM PORTO ALEGRE, CAPITAL DO RIO GRANDE DO SUL, QUE JÁ VINHA HÁ QUATORZE ANOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA DE ESQUERDA, NAQUILO QUE DIZ E NO MODO COMO OPERA EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO. TRAZEMOS PARA AS UNIVERSIDADES, AS RUAS E OS PARQUES DA CIDADE O FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO. POVOAMOS DE JUVENTUDE DE TODAS AS PARTES DO MUNDO, A ORLA DO GUAÍBA, DO GASÔMETRO AO PORTAL DO SOL NO PARQUE DA HARMONIA. O MUNDO ESTEVE EM PORTO ALEGRE EM JANEIRO DE 2003. SEM DÚVIDA O DISCURSO POLÍTICO NESTE MOMENTO É O DA INCLUSÃO. É O CONTEXTO DO "POLITICAMENTE CORRETO" QUE CHEGOU ATÉ NÓS, "EMERGENTES", COMO SUBPRODUTO CULTURAL DOS PAÍSES "EMERGIDOS". MEU OBJETO DE PESQUISA É O ALCANCE DA OPERACIONALIZAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS (TEMÁTICAS FORMADORAS DE CIDADANIA) REFERENTES AOS DIREITOS HUMANOS QUE DEVERIAM PERPASSAR POR TODAS AS MATÉRIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO MÉDIO, NO QUE SE REFERE À LIVRE ORIENTAÇÃO SEXUAL. O DISCURSO POLÍTICO DAS LIBERDADES INDIVIDUAIS, A MUDANÇA NOS COSTUMES, NA LEGISLAÇÃO, A IMPLANTAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA - 2000) E OS ANOS DE CONSTRUTIVISMO BASEADO NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET (1976) E NAS TEORIAS DE EDUCAÇÃO LIBERTADORA DE PAULO FREIRE , MODIFICARAM, NO ESPAÇO ESCOLAR O PRECONCEITO CONTRA OS JOVENS QUE PREFEREM NAMORAR OU "FICAR" COM PESSOAS DO MESMO SEXO?. ESTE ESTUDO NÃO TEM COMO FOCO A IDENTIDADE HOMOSSEXUAL. PORÉM, SERÁ NECESSÁRIO ATRAVESSAR ALGUNS MILÊNIOS E INVADIR O CAMPO DA HISTÓRIA, DA SOCIOLOGIA, DA FILOSOFIA E DA ANTROPOLOGIA, PARA ENTENDER PORQUE A MODERNIDADE, UMA ÉPOCA DE TANTOS DIREITOS, MANTÉM ESSE PRECONCEITO SOBRE A QUESTÃO HOMOSSEXUAL. RELACIONAR ESTE ENTENDIMENTO COM A CONCEPÇÃO DO SUJEITO "NORMAL" E SEUS DESVIANTES, A INFLUÊNCIA DO HIGIENISMO E A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO NORMATIZADORA CONSTITUEM O CAMPO TEÓRICO DESTA INVESTIGAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER HISTÓRICO, QUE SE SERVE DE UMA ESTRATÉGIA ANALÍTICA INSPIRADA NAS PROPOSIÇÕES DE PODER/SABER, SUBJETIVIDADE DE MICHEL FOUCAULT E NA OBRA FILOSÓFICA DE GILLES DELEUZE, EMBORA NÃO EXCLUSIVAMENTE, PARA A MEDIAÇÃO DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE HOMOSSEXUAIS MAIS VELHOS FAZENDO O CONTRAPONTO COM A ANÁLISE DO CONTEXTO DAS ESCOLAS VISITADAS .pt_BR
dc.format.extent975376 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectAMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.subjectHOMOSSEXUALpt_BR
dc.subjectEXCLUSÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - identidades de gêneropt_BR
dc.titleA EXCLUSÃO BRANDA DO HOMOSSEXUAL NO AMBIENTE DA ESCOLApt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf952.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools