Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTOSTA, Sandra De Fátima Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSOUZA, Vanessa Guilhermept_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:21Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:21Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1772-
dc.descriptionPUC MINASpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TEVE COMO OBJETIVOS OBSERVAR,DESCREVER E INTERPRETAR RITUAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E, ASSIM, BUSCAR AMPLIAR O CONHECIMENTO E A COMPREENSÃO DAS DIVERSAS SITUAÇÕES DE RECUSA CORPORAL APRESENTADAS POR UM GRUPO DE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE BELO HORIZONTE- MG. UM OUTRO OBJETIVO FOI INVESTIGAR COMO SE DÁ A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSAS ADOLESCENTES, NOS MODOS COMO SE APROPRIAM DO SEU PRÓPRIO CORPO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO APORTE TEÓRICO: VICTOR TURNER, PETER MCLAREN, JOCIMAR DAOLIO, MARCEL MAUSS, GLIFFORD GEERTZ E JOHN THOMPSON. A DISSERTAÇÃO RESULTOU DE UM ESTUDO DE CASO NO QUAL FORAM FEITAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAQUELA ESCOLA, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM AS ADOLESCENTES E REGISTROS FOTOGRÁFICOS. ALÉM DESSAS TÉCNICAS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA COMPOSIÇÃO DO PERFIL SOCIOCULTURAL E COMPREENSÃO DOS CONCEITOS DE CORPO E EDUCAÇÃO FÍSICA POR PARTE DAS MENINAS E PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE A PROPOSTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. AS CONCLUSÕES DESTA INVESTIGAÇÃO APONTAM QUE, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESTÃO PRESENTES RITUAIS QUE SURGEM A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DA AULA E DO PROFESSOR E DA MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO SÃO APROPRIADOS NESSA DISCIPLINA. QUANTO À QUESTÃO IDENTITÁRIA PODE-SE DIZER QUE, A FIXAÇÃO NO CORPO E POR UM CORPO PADRÃO É UMA CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL, LEVANDO AS ADOLESCENTES A FORMAR E CONFORMAR IDENTIDADES, ÀS VEZES CONTRADITÓRIAS E NÃO-RESOLVIDAS, O QUE FAVORECE UM MOVIMENTO CONSTANTE DE INSATISFAÇÃO E DE BUSCA QUE SE MANIFESTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OBSERVADAS.pt_BR
dc.format.extent1922191 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectCORPOpt_BR
dc.subjectADOLESCENTESpt_BR
dc.subjectMULHERESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.titleENTRE QUADRAS, BOLAS E REDES: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O INCORPORAR DE RITUAIS NO CORPO FEMININO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DE BELO HORIZONTEpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools