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dc.contributor.advisorCARVALHO, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorMACHADO, Juliana Brandãopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:20Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:20Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1769-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractA DISSERTAÇÃO ANALISOU O COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE. O CONCEITO DE MUNDO DA VIDA FOI UTILIZADO PARA CARACTERIZAR AS RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS VIVENCIADAS PELOS JOVENS EM SEU COTIDIANO. NA PERSPECTIVA DE ALFRED SCHÜTZ, O MUNDO DA VIDA É O MUNDO INTERSUBJETIVO EM QUE VIVEMOS E QUE SE APRESENTA À NOSSA EXPERIÊNCIA E INTERPRETAÇÃO. AS JUVENTUDES SÃO CONCEBIDAS EM UMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, PARA ALÉM DE UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO, SÃO TOMADAS EM SUA CONSTITUIÇÃO PLURAL, RECONHECENDO A ESPECIFICIDADE DE UMA ETAPA DA VIDA. O GÊNERO É COMPREENDIDO COMO UMA RELAÇÃO, QUE MATERIALIZA AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE OS SEXOS E ATUALIZA OS PARTICULARISMOS PATRIARCAIS PRESENTES NO GRUPO SOCIAL. O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA FOI COMPREENDER COMO O COTIDIANO DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO É ESTRUTURADO, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS DE GÊNERO E AO TEMPO DE ESTUDO E TRABALHO. EM RELAÇÃO AO CONCEITO DE MUNDO DA VIDA, A INTENÇÃO FOI DEPREENDER OS CÓDIGOS DE REFERÊNCIA PRESENTES NO COTIDIANO DOS JOVENS, A PARTIR DAS SUAS TEMPORALIDADES. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DOS USOS DO TEMPO DE CERCA DE 400 JOVENS. CADA JOVEM PREENCHEU DOIS DIÁRIOS DE USOS DO TEMPO, UM NO DIA DA SEMANA E OUTRO NO DOMINGO. A TABULAÇÃO DOS DADOS, NO SPSS, COMPUTOU OS EVENTOS E SUAS DURAÇÕES. ATRAVÉS DA ANÁLISE PRELIMINAR DOS DADOS, FORAM CONSTRUÍDAS QUATRO ROTINAS TÍPICAS, PARA A SELEÇÃO DE JOVENS A SEREM ENTREVISTADOS. A ENTREVISTA OCORREU COM QUATORZE JOVENS, CONVERSANDO SOBRE A SUA ROTINA E SOBRE O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO EM SUA VIDA. OS DADOS QUANTITATIVOS COMPUSERAM AS CATEGORIAS ?TEMPOS PARA SI?, ?TEMPOS DE ESTUDO?, ?TEMPOS DE TRABALHO ? FORMAL E DOMÉSTICO? E ?TEMPOS DE LAZER?. EM CADA UM, PRIORIZOU-SE A ANÁLISE POR SEXO E FAIXA ETÁRIA, COM O OBJETIVO DE PERCEBER SE O GÊNERO SE CONSTITUI COMO UM CÓDIGO DE REFERÊNCIAS PARA O COTIDIANO DOS JOVENS. OS USOS DO TEMPO DE ESTUDO E TRABALHO, PRINCIPALMENTE O TRABALHO DOMÉSTICO, INDICAM MAIOR ALOCAÇÃO DE JOVENS DO SEXO FEMININO DO QUE JOVENS DO SEXO MASCULINO. ALÉM DO GÊNERO, O PRINCÍPIO DE RECIPROCIDADE, QUE INDICA A RESPONSABILIDADE DE CADA MEMBRO DO GRUPO DOMÉSTICO PARA A SUA MANUTENÇÃO, FOI PERCEBIDO COMO UM CÓDIGO DE REFERÊNCIAS PARA O COTIDIANO DESTES JOVENS.pt_BR
dc.format.extent710452 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectMUNDO DA VIDApt_BR
dc.subjectJUVENTUDESpt_BR
dc.subjectGÊNEROpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO- outrospt_BR
dc.titleAS TEMPORALIDADES NO COTIDIANO DE JOVENS PORTO-ALEGRENSESpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

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