Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela Dept_BR
dc.contributor.authorMOEHLECKE, Sabrinapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:27Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:27Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1698-
dc.descriptionFEUSPpt_BR
dc.description.abstractPOLÍTICAS DE IGUALDADE RACIAL COMO A AÇÃO AFIRMATIVA, AO EXIGIREM DIREITOS COLETIVOS E A IDENTIFICAÇÃO RACIAL DOS GRUPOS BENEFICIADOS, PERTURBAM NÃO APENAS A NOÇÃO MODERNA DE IGUALDADE E JUSTIÇA, SEGUNDO A QUAL A DISTRIBUIÇÃO DE BENS E POSIÇÕES SOCIAIS SERIA BASEADA NO INDIVÍDUO E EM SEUS MÉRITOS E TALENTOS NATURAIS, MAS TAMBÉM A IDEOLOGIA BRASILEIRA DA MESTIÇAGEM E DA DEMOCRACIA RACIAL, CONSTITUTIVA DE NOSSA IDENTIDADE E UNIDADE NACIONAIS, ONDE NÃO HAVERIA ESPAÇO PARA DIVISÕES OU DIFERENCIAÇÕES DE RAÇA. ANALISA-SE, ENTÃO, COMO TÊM SIDO RECEBIDAS AS EXPERIÊNCIAS DE AÇÃO AFIRMATIVA IMPLEMENTADAS NO BRASIL, ESPECIALMENTE NO ENSINO SUPERIOR, LOCAL DA EXCELÊNCIA E MERITOCRACIA. OBSERVA-SE SEU DESENVOLVIMENTO NOS ESTADOS UNIDOS, RECONSTITUINDO-SE SEU CONTEXTO HISTÓRICO, AS FORMAS ASSUMIDAS E AVALIANDO-SE ALGUNS DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, ATRAVÉS DO ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA. A SEGUIR, APRESENTA-SE AS PRINCIPAIS TEORIAS NORTE-AMERICANAS E BRASILEIRAS SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA, CONFRONTANDO-AS ÀS PERCEPÇÕES SOBRE O TEMA ENTRE ESTUDANTES ENTREVISTADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO. PERCEBE-SE EXISTIR, PARA ALÉM DAS EXPLICAÇÕES SOBRE IDENTIDADE NACIONAL E RACISMO VELADO, MÚLTIPLOS FATORES A INFLUENCIAR E MOTIVAR OS ESTUDANTES NO APOIO OU REJEIÇÃO A TAIS POLÍTICAS.pt_BR
dc.format.extent2643504 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectJUSTIÇA RACIALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superiorpt_BR
dc.titleFRONTEIRAS DA IGUALDADE NO ENSINO SUPERIOR: EXCELÊNCIA & JUSTIÇA RACIALpt_BR
Appears in Collections:Jovens Negros

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf2.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools