Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1676
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMÜLLER, Maria Lúcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Angela Maria Dospt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:23Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:23Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1676-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMTpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE PESQUISA TRATA DA RELAÇÃO RACIAL ENTRE ALUNOS NEGROS, BRANCOS E BUGRES (DESCENDENTES INDÍGENAS) EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT. BUSCOU-SE COM A PESQUISA IDENTIFICAR AS INCIDÊNCIAS DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR, PARTICULARMENTE NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM UTILIZADOS TRÊS TIPOS DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A) OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE; B) ENTREVISTA FOCAL; C) ENTREVISTA INDIVIDUAL, ESTA ÚLTIMA RESERVADA PARA IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE ALUNOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO, PRINCIPALMENTE CONTRA ALUNOS NEGROS. AS ATITUDES VARIADAS DE COMPORTAMENTOS RACISTAS DOS ALUNOS BRANCOS INDICAM UM QUADRO DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL QUE SUGERE UMA RETRANSMISSÃO DE SENTIMENTOS RACISTAS PELA FAMÍLIA, QUE SÃO EXERCITADOS NA ESCOLA. ESTA, POR SUA VEZ, COLABORA COM A MANUTENÇÃO E CONTINUIDADE DO RACISMO, DADO O SILENCIAMENTO DO PROFESSOR E O TRATAMENTO ÀS OFENSAS RACIAIS ENTRE ALUNOS COMO UM PROBLEMA MENOR.pt_BR
dc.format.extent912386 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOpt_BR
dc.subjectRELAÇÃO RACIALpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectDISCRIMINAÇÃO RACIALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superiorpt_BR
dc.titleVOZES E SILÊNCIO DO COTIDIANO ESCOLAR: ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE ALUNOS NEGROS E NÃO-NEGROS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE CÁCERESpt_BR
Aparece nas coleções:Jovens Negros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf891 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador