Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1651
Title: JOVENS PENTECOSTAL E ESCOLA NOTURNA: SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS ESCOLARES
Authors: SOARES, Leoncio Jose Gomes
OLIVEIRA, Heli Sabino De
Keywords: ESCOLA NOTURNA;PENTECOSTALISMO;IDENTIDADE
Issue Date: 2000
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Abstract: DIARIAMENTE, CERTOS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO NOTURNO PERTENCENTES AO PENTECOSTALISMO UTILIZAM O RECREIO ESCOLAR PARA CANTAR, ORAR E FAZER PROSELITISMO ESCOLAR. ALÉM DISSO, ELES CONTESTAM, VIA DE REGRA, OS CONHECIMENTOS E AS ATIVIDADES ESCOLARES QUE NÃO ESTÃO DE ACORDO COM SEUS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS. ESTE FATO TEM PROVOCADO UMA CERTA ESTRANHEZA DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO A ESSES JOVENS: PROFESSORES QUE, EM REUNIÃO PEDAGÓGICA, DEFINEM, DE MODO AMBIVALENTE, OS JOVENS PENTECOSTAIS. DE UM LADO, ESSES ALUNOS SÃO CARACTERIZADOS COMO EXEMPLOS DE COMPORTAMENTOS ESTUDANTIS QUE DEVEM SER SEGUIDOS. AFINAL, DURANTE AS EXPLICAÇÕES, ESSES ALUNOS FICAM, GERALMENTE, EM SILÊNCIO E PROCURAM, NO MOMENTO DOS EXERCÍCIOS PROPOSTOS, REALIZÁ-LOS PRONTAMENTE. POR OUTRO LADO, PARA EXPLICAR AS CAUSAS DA DISCORDÂNCIA DESSES ALUNOS EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES PROPOSTAS, OS PROFESSORES, NÃO RARO, UTILIZAM EXPRESSÕES DO TIPO " ELES POSSUEM VISEIRA", "ELES SÃO ALIENADOS", "ELES SOFRERAM LAVAGEM CEREBRAL DE SUAS IGREJAS". ENTRETANTO, COMO ESSES ALUNOS INTERPRETAM AS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS NO INTERIOR DA ESCOLA? O QUE LEVA ESSES ALUNOS A SE APROPRIAREM DE CERTOS ESPAÇOS E TEMPO DE ESCOLARIZAÇÃO PARA REALIZAR ATIVIADES DE CUNHO ESTRITAMENTE RELIGIOSO? POR QUE ESSES JOVENS SE SENTEM NO DIREITO OU NA OBRIGAÇÃO DE DISCORDAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA INSTITUIÇÃO ESCOLAR? EM OUTRAS PALAVRAS, QUAIS OS SIGNIFICADOS QUE OS JOVENS PENTECOSTAIS ATRIBUEM ÁS SUAS PRÁTICAS ESCOLARES? O PRESENTE TRABALHO VISA RESPONDER A ESSAS INDAGAÇÕES. PARA TANTO, PROCUREI OBSERVAR ESSES ALUNOS, AO LONGO DO ANO DE 1999, EM VÁRIAS SITUAÇÕES NO INTERIOR DA ESCOLA. TENTANDO COMPREENDER O PORQUÊ DE CERTOS TEMPOS E ESPAÇOS SEREM REDEFINIDOS POR ESSES ALUNOS, ASSISTI, ENTRE OS MESES DE ABRIL E DEZEMBRO, AOS CULTOS DESSES ALUNOS DURANTE O RECREIO, PELO MENOS DUAS VEZES POR SEMANA. ALÉM DISSO, A FIM DE PERCEBER COMO OS JOVENS PENTECOSTAIS SE ENVOLVEM COM AS ATIVIDADES EXTRA-SALAS PROPOSTAS PELO ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE ESSES ALUNOS ESTAVAM INSERIDOS, ACOMPANHEI AS SEGUINTES ATIVIDADES: CAMPEONATO DE FUTEBOL, FESTA JUNINA E GINCANA.
Description: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1651
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens e Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools