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dc.contributor.advisorGARBIN, Elisabete Mariapt_BR
dc.contributor.authorPEREIRA, Angélica Silvanapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:28:52Z-
dc.date.available2009-03-14T18:28:52Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1548-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO CONSTITUI-SE EM UM ESTUDO SOBRE JOVENS QUE ADOTAM A CULTURA PUNK COMO UM ESTILO DE VIDA, NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. TAIS JOVENS, ENCONTRAM-SE EM ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE, PARTILHANDO E ATRIBUINDO SIGNIFICADOS ÀS SUAS PRÁTICAS, ATRAVÉS DE VESTIMENTAS, MÚSICAS, BANDAS E DIVERSOS MATERIAIS QUE PRODUZEM POR E PARA JOVENS PUNKS DE TODAS AS PARTES DO MUNDO. ESSES MATERIAIS, BEM COMO AS HISTÓRIAS CONTADAS POR ALGUNS DESSES JOVENS, EVIDENCIAM DIFERENTES POSIÇÕES DE SUJEITO QUE OCUPAM, A PARTIR DOS LUGARES E DOS PAPÉIS SOCIAIS QUE ASSUMEM. O PRINCIPAL OBJETIVO DO ESTUDO É DISCUTIR ASPECTOS PERTINENTES AOS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DESSES JOVENS, ATRAVÉS DAS DIVERSAS TRAMAS NARRATIVAS PELAS QUAIS NARRAM A SI MESMOS, NARRAM OS OUTROS E COMO SÃO NARRADOS EM VARIADOS ESPAÇOS SOCIAIS DA CIDADE. FOCALIZO NOS MODOS COMO AS NARRATIVAS ATRAVESSAM E SÃO ATRAVESSADAS PELAS PRÁTICAS CULTURAIS DITAS PUNKS. HALL (2000) DESTACA A POSSIBILIDADE DE SE PENSAR A IDENTIFICAÇÃO COMO UM PROCESSO QUE NÃO SE DÁ APENAS ENTRE OS COMUNS OU A PARTIR DE AFINIDADES. PARA ELE, É NA DIFERENÇA QUE NOS IDENTIFICAMOS OU NÃO COM ALGO OU ALGUÉM. PORTANTO, O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO NÃO ANULA A DIFERENÇA, PELO CONTRÁRIO, PRECISA DELA PARA ACONTECER, ASPECTO ESSE QUE SE TORNA VISÍVEL NAS PRÁTICAS CULTURAIS PUNKS, QUANDO ESSES JOVENS, ALÉM DE SE CONSTITUÍREM NA DIFERENÇA, TORNAM-SE TAMBÉM ?OS DIFERENTES? PARA OS DEMAIS. OS CAMINHOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS SÃO CALCADOS NA ETNOGRAFIA PÓS-MODERNA, E TÊM NOS DIÁRIOS DE CAMPO SUA BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE DADOS, ALÉM DE ENTREVISTAS E IMAGENS. DENTRE OS JOVENS PUNKS QUE FAZEM CORPO A ESSE ESTUDO, POUCOS AINDA PERMANECEM NA ESCOLA. DOS QUE CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO, APENAS TRÊS SEGUIRAM ESTUDANDO E HOJE SÃO ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. A DESISTÊNCIA DA MAIORIA FOI ATRIBUÍDA À REPETÊNCIA DE SÉRIE E AO FATO DE ?NÃO SUPORTAR MAIS A ESCOLA?. ASSIM, NESTA DISSERTAÇÃO TRAGO ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DESSES JOVENS, CRUZADAS COM SUA PASSAGEM PELA ESCOLARIZAÇÃO FORMAL, OBSERVADAS, VIVENCIADAS E CONTADAS A PARTIR DAS PRÁTICAS CULTURAIS DITAS PUNKS. DESSA FORMA, TOMO A CULTURA PUNK COMO PISTA PARA OBSERVAR, PENSAR E DISCUTIR ACERCA DAS DIVERSAS CULTURAS JUVENIS CONTEMPORÂNEAS, NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO.pt_BR
dc.format.extent4665013 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectMOVIMENTO PUNKpt_BR
dc.subjectCULTURA JUVENILpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENISpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbanopt_BR
dc.titleSOMOS EXPRESSÃO, NÃO SUBVERSÃO!!! - A GURIZADA PUNK EM PORTO ALEGREpt_BR
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