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dc.contributor.advisorMICHELOTTO, Regina Mariapt_BR
dc.contributor.authorBRUEL, Ana Lorena De Oliveirapt_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:26:11Z-
dc.date.available2009-03-14T18:26:11Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1503-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO CENTRAL DESTA DISSERTAÇÃO É A ANÁLISE DA DIREÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ E DE SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS QUE INCENTIVAM O PROTAGONISMO JUVENIL, QUE ESTIMULAM A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ESCOLA E NA COMUNIDADE, EM SITUAÇÕES REAIS DA VIDA NA SOCIEDADE, A FIM DE ENCONTRAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES E INTERVIR DIRETAMENTE SOBRE A REALIDADE, ASSUMINDO CERTO GRAU DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. ESTE TRABALHO PROCUROU ANALISAR AS RELAÇÕES MACRO-ESTRUTURAIS QUE INTERFERIRAM NA DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS E AÇÕES QUE COMPÕEM A REFORMA DE ENSINO MÉDIO, ASSIM COMO AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ, DE 1998 A 2002, PARA GARANTIR A EFETIVAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO. O ESTUDO PARTE DA COMPREENSÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS AOS PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES, PARA DEMONSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE AS REFORMAS DE ENSINO NO BRASIL QUE MARCARAM A DÉCADA DE 90 E AS INDICAÇÕES DOS ORGANISMOS DE FINANCIAMENTO INTERNACIONAL, POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL. A REFLEXÃO SOBRE A REFORMA EXIGIU A ANÁLISE DE SEUS IMPACTOS NAS MATRÍCULAS E NO INVESTIMENTO PÚBLICO NESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL COMO UM INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS PROPOSTOS PELO PROEM. A ANÁLISE CENTRA-SE SOBRE A DIREÇÃO POLÍTICA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA CONFERIDA ÀS AÇÕES DE INCENTIVO AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO.pt_BR
dc.format.extent875063 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPRpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpt_BR
dc.subjectPROTAGONISMO JUVENILpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherPOLÍTICA - protagonismopt_BR
dc.titleAS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ (1998-2002): RELAÇÕES ENTRE O PROEM E OS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENILpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Política

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