Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1483
Title: GRÊMIO ESTUDANTIL E PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE
Authors: SASS, Odair
CARLOS, Aparecida Da Graça
Keywords: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA;GRÊMIO ESTUDANTIL
Issue Date: 2006
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Abstract: O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR A OPINIÃO DOS ESTUDANTES-DIRIGENTES DO GRÊMIO ESTUDANTIL SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO NESTA AGREMIAÇÃO, A VISÃO DELES SOBRE A FINALIDADE DO GRÊMIO ESTUDANTIL NA ESCOLA E A RELAÇÃO DOS DIRIGENTES DO GRÊMIO COM OS COLEGAS DE CLASSE, DEMAIS ALUNOS DA ESCOLA, PROFESSORES, PROFESSOR COORDENADOR, DIREÇÃO ESCOLAR, FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DA ESCOLA E INSPETORES. O ESTUDO, QUE FOI REALIZADO A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL, ATRAVÉS DO QUAL FORAM RECOLHIDOS DADOS SOBRE O PERFIL PESSOAL E FAMILIAR DOS DIRIGENTES DO GRÊMIO ESTUDANTIL, INCLUÍA EXERCÍCIOS DE ESCALAS DE ATITUDES E FOI APLICADO EM QUATRO ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO POR MEIO DAS ESCALAS DE ATITUDES, ANALISOU-SE O GRAU DE RELACIONAMENTO DOS ALUNOS COM OS DEMAIS SETORES DA ESCOLA, BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO ESTUDANTE DIRIGENTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL, QUANTO À SUA PARTICIPAÇÃO, ALÉM DA FINALIDADE DESTA AGREMIAÇÃO NO INTERIOR DAS ESCOLAS. DESTE MODO, DE POSSE DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS, OS CONTEÚDOS OBTIDOS FORAM POR MIM ANALISADOS À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, MAIS PRECISAMENTE DOS ESCRITOS FRANKFURTIANOS DE ADORNO E MARCUSE. ASSIM SENDO, AS ANÁLISES REVELARAM A EFICÁCIA DA INSTITUCIONALIZAÇÃO AO ERRADICAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DIÁLOGO, ESVAZIANDO O POTENCIAL CRÍTICO, RESERVANDO A ESTA ORGANIZAÇÃO UM ESPAÇO QUASE EXCLUSIVAMENTE VOLTADO PARA A SOCIABILIDADE DENTRO DA ESCOLA, SEJA QUANTO AO ENTRETENIMENTO, SEJA QUANTO ÀS DEMANDAS MATERIAIS.
Description: PUC/SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1483
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens e Política

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools