Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1476
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJIMENEZ, Maria Susana Vasconcelospt_BR
dc.contributor.authorFERNANDES, Manuel José Pinapt_BR
dc.coverage.spatialCEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:26:05Z-
dc.date.available2009-03-14T18:26:05Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1476-
dc.descriptionHUMANIDADES/UFCpt_BR
dc.description.abstractCOMO O PRÓPRIO TÍTULO INDICA, O PRESENTE TRABALHO PARTIU DO OBJETIVO DE ANALISAR A REALIDADE ORGANIZACIONAL DO TRABALHADOR- ALUNO, OU SEJA, DAQUELE ESTUDANTE QUE FREQUENTA O ENSINO NOTURNO NA CONDIÇÃO DE TRABALHADOR ENGAJADO NO SISTEMA PRODUTIVO OU À BUSCA DE UM LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO. PARA TANTO, PROCUREI, À LUZ DE UM REFERENCIAL TEÓRICO - METODOLÓGICO DE COMPLEIÇÃO MARXISTA, ANALISAR ALGUNS DOS ASPECTOS RELACIONADOS COM A SITUAÇÃO ENFRENTADA PELA CLASSE TRABALHADORA E, AINDA, FAZER UM RESGATE HISTÓRICO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO BRASIL, DE TAL FORMA QUE ME FOSSE POSSÍVEL TRAÇAR UM PARALELO ENTRE OS FATOS HISTÓRICOS, CONSTRUÍDOS ATRAVÉS DE LUTAS, E A APARENTE INÉRCIA QUE SE REGISTRA ATUALMENTE NOS MOVIMENTOS ORGANIZACIONAIS DE CLASSE. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REVELOU, ATRAVÉS DE ESTUDOS DE OBRAS DE AUTORES CONSAGRADOS COMO: MARX, GRAMSCI, ANTUNES, BOITO JR. E OUTROS EXPOENTES, QUE A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR, NO SEU SENTIDO MAIS AMPLIADO, DEVE ACONTECER A PARTIR DOS BANCOS ESCOLARES, COMO MEIO DE SUPERAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA DE GERENCIAMENTO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO. O ASPECTO MAIS EMPÍRICO DA PESQUISA É RESULTADO DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS EFETUADAS COM MEMBROS DIRETORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO, BUSCANDO A COMPREENSÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS GRÊMIOS NA GESTÃO PARTICIPATIVA E, DE OUTRO LADO, COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO A VINTE E CINCO TRABALHADORES - ALUNOS, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NOTURNAS, ATRAVÉS DO QUAL FOI POSSÍVEL TRAÇAR UM PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DESSE SER SOCIAL E, AO MESMO TEMPO, CAPTAR A SUA COMPREENSÃO QUANTO À NECESSIDADE DE PARTICIPAR DE ORGANIZAÇÕES CLASSISTAS COM O OBJETIVO DE COLABORAR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO. PARA A ELABORAÇÃO DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS, ANALISAM-SE, AINDA, AS ANOTAÇÕES FEITAS DURANTE UM PERÍODO DE OBSERVAÇÕES JUNTO AO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UM GRÊMIO ESTUDANTIL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA BEM COMO NO COMVÍVIO COM ESTUDANTES EM TORNO DA REALIZAÇÃO DO PRIMEIRO SEMINÁRIO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOB A JURISDIÇÃO DO CREDE 21, REALIZADO NESTA CAPITAL NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2000.pt_BR
dc.format.extent690412 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFCpt_BR
dc.subjectTRABALHADORESpt_BR
dc.subjectMOVIMENTO ESTUDANTILpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherPOLÍTICA - militância políticapt_BR
dc.titleENTRE O SINDICATO E O GRÊMIO: COMO SE ORGANIZA O TRABALHADOR ALUNOpt_BR
Aparece en las colecciones: Jovens e Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf674.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador