Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1445
Title: PEDAGOGIA DA CIDADANIA TUTELADA: LAPIDAR CORPOS E MENTES
Authors: BRUNO, Lucia Emilia Nuevo Barreto
LEAO, Geraldo Magela Pereira
Keywords: JUVENTUDE;TRABALHO;EDUCAÇÃO;POLÍTICAS PÚBLICAS
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Abstract: ESTA PESQUISA ANALISOU UM PROGRAMA FEDERAL DE INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS POBRES ? O PROGRAMA SERVIÇO CIVIL VOLUNTÁRIO ? POR MEIO DO ACOMPANHAMENTO DE DUAS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO DOS PROBLEMAS QUE AFETAM OS JOVENS DAS CAMADAS POPULARES URBANAS ? POBREZA, DESEMPREGO, TRABALHO PRECÁRIO, VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO DA ESCOLA ? ALGUMAS INICIATIVAS ESTATAIS E NÃO-GOVERNAMENTAIS SE EXPANDIRAM RECENTEMENTE NO BRASIL. O PROGRAMA INVESTIGADO ESTAVA VOLTADO PARA O ATENDIMENTO A JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL POR MEIO DA SUA PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO, DA PROMOÇÃO DO SEU RETORNO À ESCOLA, DA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E DO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS COMUNITÁRIOS. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DE DUAS TURMAS LOCALIZADAS EM BAIRROS POBRES DA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE. TRATA-SE DE EM ESTUDO DE CASO QUE UTILIZOU DIFERENTES INSTRUMENTOS PARA A COLETA DOS DADOS: ANÁLISE DE DOCUMENTOS, OBSERVAÇÃO DE CAMPO E ENTREVISTAS COM JOVENS, PAIS, FORMADORES E GESTORES. SÃO TURMAS CONSTITUÍDAS POR MEIO DE PARCERIAS COM A IGREJA CATÓLICA, COORDENADAS POR LIDERANÇAS LEIGAS ARREGIMENTADAS NO BAIRRO ATRAVÉS DA PASTORAL SOCIAL DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. O CURSO FOI ALOJADO NOS SALÕES PAROQUIAIS DOS BAIRROS, CUJA ESTRUTURA CONSTITUÍA-SE DE UM GRANDE SALÃO COM BANHEIROS, QUADRO NEGRO, MESA, CARTEIRAS, VÍDEO E TV. DE UM TOTAL DE 63 ALUNOS MATRICULADOS NAS DUAS TURMAS, CONCLUÍRAM O CURSO 53 JOVENS, ENTRE ESTES APENAS 7 MULHERES. DOIS EIXOS DE ANÁLISE GUIARAM A INVESTIGAÇÃO. O PRIMEIRO PROCUROU DISCUTIR O PAPEL ATRIBUÍDO AO PROGRAMA COMO INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DOS JOVENS ATENDIDOS E ESCLARECER A SUA RELAÇÃO COM AS QUESTÕES POSTAS PELO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA COMO O DESEMPREGO E O SUBEMPREGO JUVENIL, AS SITUAÇÕES DE MARGINALIDADE E DE EXPANSÃO DA VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS, ETC. O SEGUNDO BUSCOU COMPREENDER A ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA COM OUTRAS INICIATIVAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NO BRASIL. NESSE CASO TRATOU-SE DE ANALISAR COMO A JUVENTUDE URBANA POBRE E AS INICIATIVAS PÚBLICAS VOLTADAS A ESTE SEGMENTO TÊM SIDO CONCEBIDAS. A HIPÓTESE QUE ME GUIOU É QUE ESSAS INICIATIVAS SE CARACTERIZAM COMO ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA POBREZA JUVENIL. DIANTE DAS DIFICULDADES ESTRUTURAIS DAS ECONOMIAS CAPITALISTAS CONTEMPORÂNEAS EM GERAR EMPREGOS E PROMOVER A MOBILIDADE SOCIAL, ELAS SE TRANSFORMAM EM MERAS POLÍTICAS DE OCUPAÇÃO DO TEMPO E DE COMBATE À OCIOSIDADE JUVENIL. CONFORME A PESQUISA VERIFICOU, AS EXPERIÊNCIAS FORAM DESENVOLVIDAS EM UM QUADRO DE GRANDE PRECARIEDADE, TENDO, O PROGRAMA, UM CARÁTER COMPENSATÓRIO E NÃO ALCANÇANDO OS OBJETIVOS INICIALMENTE PRETENDIDOS COM RELAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL DOS JOVENS ATENDIDOS
Description: FEUSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1445
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools