Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1386
Title: IDENTIDADE E ARTE-EDUCAÇÃO: IMAGENS E VIVÊNCIAS DE MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCO
Authors: BERNARDES, Nara Maria Guazzelli
QUINTANA, Suzana Gonçalves
Keywords: EXCLUSÃO SOCIAL;IDENTIDADE;ARTE-EDUCAÇÃO
Issue Date: 2001
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract: A PRESENTE PESQUISA FOCALIZOU ASPECTOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE MENINOS EM SITUAÇÃO DE RISCO, PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE IMAGENS E VIVÊNCIAS REVELADAS POR MEIO DO DESENHO, NA TENTATIVA DE CAPTAR E ENTENDER ESSA VISÃO DE MUNDO, SITUANDO-OS EM UMA DIMENSÃO CULTURAL PRÓPRIA, RECONHECENDO ATITUDES E VALORES CONSTRUÍDOS PELA EXCLUSÃO. ANALISOU TAMBÉM O PAPEL DA ARTE NA RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E RESGATE DA AUTO-ESTIMA DESSES SUJEITOS SUBMETIDOS AO PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL, NA MEDIDA EM QUE PODE SERVIR DE CANAL PARA REVELAR EXPERIÊNCIAS E SIGNIFICADOS DE VIDA. O MÉTODO UTILIZADO FOI O ESTUDO DE CASO E O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO, UMA INSTITUIÇÃO QUE FUNCIONA EM ANEXO A UMA ESCOLA ESTADUAL, NA CIDADE DE BAGÉ (RS). O GRUPO DE SUJEITOS DESTA PESQUISA FOI COMPOSTO POR ADOLESCENTES COM IDADES QUE VARIAM ENTRE 12 E 17 ANOS, QUE JÁ TIVERAM EXPERIÊNCIA NA RUA E/OU ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO E QUE FREQÜENTAVAM A CLASSE DE ACELERAÇÃO DA REFERIDA ESCOLA. PARA A COLETA DE DADOS, FORAM DEFINIDOS COMO PRINCIPAIS ELEMENTOS, A COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL - O DESENHO E A FALA - QUE SERVIRAM COMO SUPORTE PARA CAPTAR O SENTIDO SIMBÓLICO DAS PRODUÇÕES. ESTE MATERIAL FOI ANALISADO POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, ESCOLHIDA POR SUA ADEQUAÇÃO AOS PROPÓSITOS DESTA INVESTIGAÇÃO. FICA EVIDENCIADO QUE A IDENTIDADE DE EXCLUSÃO É GERADA POR UM CICLO QUE SE PERPETUA E DO QUAL É DIFÍCIL ESCAPAR. OS MENINOS ESTUDADOS, QUE SÃO UMA AMOSTRA NÃO MUITO DIFERENTE DE TODOS QUE VIVEM ESSA SITUAÇÃO, DEMONSTRAM QUE SUA TRAJETÓRIA COMEÇA NA FAMÍLIA, CONTINUA NA ESCOLA, SENDO APENAS UMA INICIAÇÃO DO QUE O CONTATO COM A SOCIEDADE LHES RESERVA. O ESTUDO SUGERE A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER MELHOR A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DESSES MENINOS, ENQUANTO INSERÇÃO CULTURAL, E DE PROPORCIAR SEU DESENVOLVIRNENTO COMO SERES PRODUTORES DE CULTURA, QUE SE RECONHECEM COMO PARTICIPANTES DE UM PROCESSO, CAPAZES DE DESCOBRIR E DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES. NESSE SENTIDO A ARTE-EDUCAÇÃO PODE CONTRIBUIR CRIANDO MECANISMOS DE REINSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA CONSCIÊNCIA RECRIADA E DA SENSIBILIDADE E SE TORNAR ARTE A SERVIÇO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1386
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools