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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1355
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINEL, Hiran | pt_BR |
dc.contributor.author | PAIVA, Jacyara Silva De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | ES | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:23Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:23Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1355 | - |
dc.description | BIBLIOTECA DA UFES | pt_BR |
dc.description.abstract | INVESTIGA O FENÔMENO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DESAMPARO E ABANDONO NO PAÍS, DESVELANDO-SE A URGÊNCIA EM PESQUISAR ESSA TEMÁTICA. OBJETIVA ESTUDAR A GÊNESE (O QUE É) E A INTERDINÂMICA INDISSOCIÁVEL À GÊNESE (COMO É) DO SER HUMANO CRIANÇA OU ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA, NOS MODOS COMO ELES SE (DES)VELAM, SE MOSTRAM, APARECEM E PERMITEM SER CAPTURADOS PELO OLHAR SENTIDO DO CIENTISTA. PRETENDE RESPONDER A TRÊS INTERROGAÇÕES: 1) O QUE MOTIVOU O INTERESSE PELA RUA E COMO ESSA RUA TORNOU-SE ESPAÇO DE TRABALHO, PRODUZINDO SENTIDO AOS MODOS DE SER SENDO EDUCADOR(A) (SOCIAL) DE RUA E PESQUISADOR(A)?; 2) O QUE É - E COMO É - O EXISTIR-SE NAS RUAS, EXPERIENCIANDO-A?; 3) COMO SE PODE COMPREENDER A FORÇA DE UM GRUPO NA SOBREVIVÊNCIA EXISTENCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA? RECORRER-SE-Á AO MÉTODO DE PESQUISA DE INSPIRAÇÃO FENOMENOLÓGICAEXISTENCIAL, JÁ QUE HÁ INTERESSE NO VIVIDO, NO EXPERIENCIADO DOS PARTICIPANTES DO ESTUDO. OS MARCOS TEÓRICOS ESCOLHIDOS EMERGIRAM A PARTIR DAS CATEGORIAS DE: PAULO FREIRE (IMPORTÂNCIA FORNECIDA AO ?DIÁLOGO?), MICHEL DE CERTEAU (O CONCEITO DE COTIDIANO COMO ESPAÇO DE ?TÁTICAS INVENTIVAS?), VIKTOR E. FRANKL (?SENTIDO DA VIDA?) E HIRAN PINEL (?MODOS DE SER SENDO SI MESMO NO COTIDIANO DO MUNDO?). COMPREENDEMOS QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES (DES)VELAM DIVERSOS ?MODOS DE SER SENDO...? EFÊMEROS, FINITOS, INCOMPLETOS, COMO A PRÓPRIA VIDA VIVIDA. POR ISSO, ORA SÃO ?OUSADOS? ORA ?DRAMÁTICOS? NAS SUAS VIVÊNCIAS, MAS SEMPRE SE MOSTRANDO COM TÁTICAS INVENTIVAS DE ENFRENTA(DORES), COMO POR EXEMPLO, FORMANDO GRUPOS DE RESISTÊNCIA E (SOBRE)VIVÊNCIA NAS RUAS E PRODUZINDO ESPAÇOS DIALOGAIS, ONDE PROCURAM SE COMPREENDER ? MESMO QUE NEM SEMPRE SE CONSIGA. O ESTUDO MOSTROU-SE COM IMPLICAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (SOCIAIS E EDUCACIONAIS) E DE IMPACTO NO COTIDIANO DO EDUCADOR SOCIAL E DO PROFESSOR DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (QUE PODE VIABILIZAR PROCESSOS INCLUSIVOS A PARTIR DA COMPREENSÃO DESSES MODOS DE SER SENDO...). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
dc.subject | CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na rua | pt_BR |
dc.title | (SOBRE)VIVÊNCIAS: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL ACERCA DOS MODOS DE SER SENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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