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Title: (SOBRE)VIVÊNCIAS: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL ACERCA DOS MODOS DE SER SENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
Authors: PINEL, Hiran
PAIVA, Jacyara Silva De
Keywords: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA;EDUCAÇÃO SOCIAL
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Abstract: INVESTIGA O FENÔMENO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DESAMPARO E ABANDONO NO PAÍS, DESVELANDO-SE A URGÊNCIA EM PESQUISAR ESSA TEMÁTICA. OBJETIVA ESTUDAR A GÊNESE (O QUE É) E A INTERDINÂMICA INDISSOCIÁVEL À GÊNESE (COMO É) DO SER HUMANO CRIANÇA OU ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RUA, NOS MODOS COMO ELES SE (DES)VELAM, SE MOSTRAM, APARECEM E PERMITEM SER CAPTURADOS PELO OLHAR SENTIDO DO CIENTISTA. PRETENDE RESPONDER A TRÊS INTERROGAÇÕES: 1) O QUE MOTIVOU O INTERESSE PELA RUA E COMO ESSA RUA TORNOU-SE ESPAÇO DE TRABALHO, PRODUZINDO SENTIDO AOS MODOS DE SER SENDO EDUCADOR(A) (SOCIAL) DE RUA E PESQUISADOR(A)?; 2) O QUE É - E COMO É - O EXISTIR-SE NAS RUAS, EXPERIENCIANDO-A?; 3) COMO SE PODE COMPREENDER A FORÇA DE UM GRUPO NA SOBREVIVÊNCIA EXISTENCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA? RECORRER-SE-Á AO MÉTODO DE PESQUISA DE INSPIRAÇÃO FENOMENOLÓGICAEXISTENCIAL, JÁ QUE HÁ INTERESSE NO VIVIDO, NO EXPERIENCIADO DOS PARTICIPANTES DO ESTUDO. OS MARCOS TEÓRICOS ESCOLHIDOS EMERGIRAM A PARTIR DAS CATEGORIAS DE: PAULO FREIRE (IMPORTÂNCIA FORNECIDA AO ?DIÁLOGO?), MICHEL DE CERTEAU (O CONCEITO DE COTIDIANO COMO ESPAÇO DE ?TÁTICAS INVENTIVAS?), VIKTOR E. FRANKL (?SENTIDO DA VIDA?) E HIRAN PINEL (?MODOS DE SER SENDO SI MESMO NO COTIDIANO DO MUNDO?). COMPREENDEMOS QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES (DES)VELAM DIVERSOS ?MODOS DE SER SENDO...? EFÊMEROS, FINITOS, INCOMPLETOS, COMO A PRÓPRIA VIDA VIVIDA. POR ISSO, ORA SÃO ?OUSADOS? ORA ?DRAMÁTICOS? NAS SUAS VIVÊNCIAS, MAS SEMPRE SE MOSTRANDO COM TÁTICAS INVENTIVAS DE ENFRENTA(DORES), COMO POR EXEMPLO, FORMANDO GRUPOS DE RESISTÊNCIA E (SOBRE)VIVÊNCIA NAS RUAS E PRODUZINDO ESPAÇOS DIALOGAIS, ONDE PROCURAM SE COMPREENDER ? MESMO QUE NEM SEMPRE SE CONSIGA. O ESTUDO MOSTROU-SE COM IMPLICAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (SOCIAIS E EDUCACIONAIS) E DE IMPACTO NO COTIDIANO DO EDUCADOR SOCIAL E DO PROFESSOR DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (QUE PODE VIABILIZAR PROCESSOS INCLUSIVOS A PARTIR DA COMPREENSÃO DESSES MODOS DE SER SENDO...).
Description: BIBLIOTECA DA UFES
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1355
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

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