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Título: VIVENCIANDO MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS EM LONDRINA: UM OLHAR A PARTIR DE JOVENS PRESOS
Autor(es): ALAPANIAN, Silvia
COELHO, Cristina Da Silva Souza
Palavras-chave: ADOLESCÊNCIA;VULNERABILIDADE;MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Resumo: O TRABALHO TEM COMO OBJETO COMPREENDER COMO JOVENS INTERNOS DA PENITENCIÁRIA ESTADUAL DE LONDRINA VIVENCIARAM AS MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS A ELES APLICADAS QUANDO ERAM AINDA ADOLESCENTES. SEUS OBJETIVOS SÃO IDENTIFICAR, A PARTIR DO OLHAR DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS, QUAL O IMPACTO DAS MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS NAS SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA. ALÉM DISTO, VISA CONTRIBUIR COM OS ÓRGÃOS DE DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES, FAZENDO UMA AVALIAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS VOLTADA À APLICAÇÃO DE MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS NO MUNICÍPIO DE LONDRINA. O TRABALHO RESGATA HISTORICAMENTE OS PARADIGMAS QUE SUSTENTARAM AS VÁRIAS LEGISLAÇÕES REFERENTES AOS ADOLESCENTES QUE COMETEM DELITOS ATÉ O ADVENTO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E APRESENTA ALGUNS DADOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS SÓCIO-ASSISTENCIAIS NO MUNICÍPIO DE LONDRINA E OS CAMINHOS ENCONTRADOS PARA O ATENDIMENTO DOS JOVENS EM CONFLITO COM A LEI. AS CONCLUSÕES INDICAM QUE AS MEDIDAS SÓCIO EDUCATIVA DE MEIO ABERTO NÃO CHEGARAM A TOCAR NA VIDA DESSES JOVENS. DEVIDO A SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA QUAL AS SUAS FAMÍLIAS SE ENCONTRAM OS MESMOS NÃO CONSEGUIAM ENCONTRAR OUTRA ALTERNATIVA PARA A MUDANÇA DAS CONDIÇÕES DE VIDA ATRAVÉS DO TRABALHO A NÃO SER PELA VIA DO MUNDO CRIMINAL. AS INSTITUIÇÕES DE APOIO COMO A ESCOLA E IGREJA TAMBÉM NÃO CONSEGUI LIDAR COM A PROBLEMÁTICA DESSES JOVENS QUE COMETEM ATO INFRACIONAL E SE OMITEM NO PROCESSO.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UEL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1341
Outros identificadores: Mestrado
SERVIÇO SOCIAL
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

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