Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1305
Title: FUTEBOL LIBERTÁRIO: UM JEITO NOVO DE JOGAR NA MEDIDA
Authors: RUBIO, Katia
SILVA, Fabio Silvestre Da
Keywords: EDUCAÇÃO PELO ESPORTE;LIBERDADE ASSISTIDA
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Abstract: TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO QUALITATIVA, DE CUNHO TEÓRICO-METODOLÓGICO, COM A FINALIDADE DE INVESTIGAR O USO DO POTENCIAL EDUCATIVO DA PRÁTICA ESPORTIVA, ESPECIFICAMENTE O FUTEBOL, NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COMO MEIO PARA A CONSTRUÇÃO E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA ATIVA ATRAVÉS DO ATENDIMENTO ALTERNATIVO DIRETO PARA ADOLESCENTES INSERIDOS NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO QUE COMETERAM UM ATO INFRACIONAL, NA REGIÃO DA CAPELA DO SOCORRO, ATENDIDOS PELO CEDECA INTERLAGOS. O TRABALHO DEMONSTRA QUE A PROPOSTA INOVADORA PODE CRIAR UM AMBIENTE PARA O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO PESSOAL COM A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SUA PRÓPRIA DIGNIDADE, AUTO-ESTIMA, CONSCIÊNCIA CORPORAL, COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE, AUTONOMIA E EXERCÍCIO DA CIDADANIA. FORAM ATENDIDOS 18 ADOLESCENTES, DE AMBOS OS SEXOS, NA FAIXA ETÁRIA DE 12 A 17 ANOS E 11 MESES. O PROCESSO DE SELEÇÃO TEVE COMO CRITÉRIOS A INSERÇÃO NA MEDIDA POR, PELO MENOS, UM MÊS. FORAM ACEITOS, AINDA, ADOLESCENTES QUE CUMPRIAM MEDIDA SEM PRAZO DETERMINADO OU POR SEIS MESES. A INTERVENÇÃO FOI REALIZADA EM VINTE E QUATRO ENCONTROS SEMI-ESTRUTURADOS DENTRO DE UMA METODOLOGIA QUE SE CHAMOU PAIS COM OS PRINCÍPIOS E REFERENCIAIS TEÓRICOS DA PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO DE PAULO FREIRE. OS RESULTADO FORAM AVALIADOS PELO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SI E NÃO PELO NÚMERO DE ADOLESCENTES QUE CHEGARAM AO FINAL COM A EXTINÇÃO DA MEDIDA DECRETADA PELO PODER JUDICIÁRIO. FOI POSSÍVEL CHEGAR À CONCLUSÃO QUE NÃO PODE SER QUANTIFICADA EXCLUSIVAMENTE, POR SE TRATAR DE UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE ACOMPANHAMENTO QUE CRIOU NOVAS POSSIBILIDADES, MAS NÃO PRETENDEU SER UMA ?FÓRMULA MÁGICA?. A ESSÊNCIA DA LIBERTAÇÃO FICOU MARCADA PELA POSSIBILIDADE DE NOVAS VIVÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES DOS ADOLESCENTES. VERIFICOU-SE QUE A METODOLOGIA APLICADA LEVA EM CONSIDERAÇÃO A DIVERSIDADE, MAS NÃO É TOTALIZADORA E TEM RESULTADOS DIFERENTES PARA ADOLESCENTES DIFERENTES QUANDO SOMADO ÀS HISTÓRIAS INDIVIDUAIS. A MAIORIA DOS ADOLESCENTES RECEBEU A LIBERAÇÃO PARA O CONVÍVIO EM SOCIEDADE SEM A RESTRIÇÃO ANTERIORMENTE IMPOSTA. O TRABALHO É INÉDITO NO BRASIL. FOI SISTEMATIZADO E DISPONIBILIZADO PODENDO ATINGIR NÃO MAIS 20 OU 310 ADOLESCENTES ACOMPANHADOS PELO CEDECA INTERLAGOS. CONCLUI QUE FOI UM OLHAR LANÇADO PARA ESPECIFICIDADE DESSE GRUPO QUE APROVEITOU A INTERFACE DA PSICOLOGIA DO ESPORTE APLICADA EM PROJETO SOCIAL QUE CUMPRIU A MISSÃO DE AUXILIAR NA REFLEXÃO DE CENÁRIOS POSSÍVEIS PARA A EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVA, CREDITANDO A ELAS A CREDIBILIDADE DO PODER JUDICIÁRIO NO INCENTIVO A SUA APLICAÇÃO E EXECUÇÃO NÃO MAIS NOS MODELOS SUPERADOS.
Description: FEUSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1305
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf859.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools