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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1298
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GLAT, Rosana | pt_BR |
dc.contributor.author | GÓES, Flávia De Paiva Salgado | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:12Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:12Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1298 | - |
dc.description | UERJ - BIBLIOTECA CEH/A | pt_BR |
dc.description.abstract | O FOCO DESTE ESTUDO É O PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO QUE ACOMETE O MENINO DE RUA. O OBJETIVO: OUVIR O QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE CARREGAM ESSE ESTIGMA TÊM A DIZER SOBRE SUAS VIDAS, E, A PARTIR DE SEUS RELATOS TENTAR APREENDER A LEITURA QUE FAZEM DE SUAS HISTÓRIAS E DO MUNDO QUE OS CERCA. DE FORMA MAIS AMPLA, BUSQUEI REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO DO MENINO DE RUA, RÓTULO QUE, DE ACORDO COM A NOVA TERMINOLOGIA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, O CARACTERIZA COMO CLIENTELA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ASSIM, O MÉTODO DE HISTÓRIA DE VIDA FOI O CAMINHO ESCOLHIDO PARA A EXECUÇÃO DESTA PESQUISA, POR PRIVILEGIAR O QUE O SUJEITO CONSIDERA RELEVANTE EM SUA VIDA. QUATRO TEMAS SE DESTACARAM A PARTIR DA ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS DOS ENTREVISTADOS: A FAMÍLIA, O TRABALHO, A ESCOLA E A RUA. EM SEUS RELATOS MOSTRARAM QUE NECESSITAM IR ÀS RUAS EM BUSCA DA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA E DE SEUS FAMILIARES, MAS QUE, APESAR DISSO, SE ESFORÇAM PARA PRESERVAR UM COTIDIANO QUE INCLUA CASA E ESCOLA. DEMONSTRARAM QUE O ESTERIÓTIPO DO MENINO DE RUA TAMBÉM FAZ PARTE DE SEUS IMAGINÁRIOS, E FIZERAM QUESTÃO DE DEMARCAR A FRONTEIRA QUE OS DISTINGUE DESSE GRUPO. INDA ALÉM DO OLHAR CORRIQUEIRO, PROCUREI CONTRIBUIR, ATRAVÉS DESTE ESTUDO, PARA A DESCONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO QUE ENVOLVE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE SÃO IMPELIDOS, POR UMA CONJUNTURA MAIS AMPLA E COMPLEXA QUE SEUS LARES, A ATUAR NAS RUAS. E, DESSA FORMA, AUXILIAR NA ELUCIDAÇÃO DE QUESTÕES QUE SUBJAZEM A ?TRIAGEM? DOS ALUNOS CONSIDERADOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | HISTÓRIA DE VIDA | pt_BR |
dc.subject | ESTIGMA | pt_BR |
dc.subject | INCLUSÃO | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na rua | pt_BR |
dc.title | A HISTÓRIA DE VIDA DO MENINO DE RUA | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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