Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGLAT, Rosanapt_BR
dc.contributor.authorGÓES, Flávia De Paiva Salgadopt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:12Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:12Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1298-
dc.descriptionUERJ - BIBLIOTECA CEH/Apt_BR
dc.description.abstractO FOCO DESTE ESTUDO É O PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO QUE ACOMETE O MENINO DE RUA. O OBJETIVO: OUVIR O QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE CARREGAM ESSE ESTIGMA TÊM A DIZER SOBRE SUAS VIDAS, E, A PARTIR DE SEUS RELATOS TENTAR APREENDER A LEITURA QUE FAZEM DE SUAS HISTÓRIAS E DO MUNDO QUE OS CERCA. DE FORMA MAIS AMPLA, BUSQUEI REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO DO MENINO DE RUA, RÓTULO QUE, DE ACORDO COM A NOVA TERMINOLOGIA, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, O CARACTERIZA COMO CLIENTELA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. ASSIM, O MÉTODO DE HISTÓRIA DE VIDA FOI O CAMINHO ESCOLHIDO PARA A EXECUÇÃO DESTA PESQUISA, POR PRIVILEGIAR O QUE O SUJEITO CONSIDERA RELEVANTE EM SUA VIDA. QUATRO TEMAS SE DESTACARAM A PARTIR DA ANÁLISE DOS DEPOIMENTOS DOS ENTREVISTADOS: A FAMÍLIA, O TRABALHO, A ESCOLA E A RUA. EM SEUS RELATOS MOSTRARAM QUE NECESSITAM IR ÀS RUAS EM BUSCA DA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA E DE SEUS FAMILIARES, MAS QUE, APESAR DISSO, SE ESFORÇAM PARA PRESERVAR UM COTIDIANO QUE INCLUA CASA E ESCOLA. DEMONSTRARAM QUE O ESTERIÓTIPO DO MENINO DE RUA TAMBÉM FAZ PARTE DE SEUS IMAGINÁRIOS, E FIZERAM QUESTÃO DE DEMARCAR A FRONTEIRA QUE OS DISTINGUE DESSE GRUPO. INDA ALÉM DO OLHAR CORRIQUEIRO, PROCUREI CONTRIBUIR, ATRAVÉS DESTE ESTUDO, PARA A DESCONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ESTIGMATIZAÇÃO QUE ENVOLVE CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE SÃO IMPELIDOS, POR UMA CONJUNTURA MAIS AMPLA E COMPLEXA QUE SEUS LARES, A ATUAR NAS RUAS. E, DESSA FORMA, AUXILIAR NA ELUCIDAÇÃO DE QUESTÕES QUE SUBJAZEM A ?TRIAGEM? DOS ALUNOS CONSIDERADOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectHISTÓRIA DE VIDApt_BR
dc.subjectESTIGMApt_BR
dc.subjectINCLUSÃOpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na ruapt_BR
dc.titleA HISTÓRIA DE VIDA DO MENINO DE RUApt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools