Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1257
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMACHADO, Lucília Regina De Souzapt_BR
dc.contributor.authorBICALHO, Maria Gabriela Parentipt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:36Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:36Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1257-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMGpt_BR
dc.description.abstractO OBJETO DESTA TESE É A RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DE CURSOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO, NO CONTEXTO DO FENÔMENO MIGRATÓRIO CARACTERÍSTICO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ? MG. OS EIXOS TEÓRICOS PROPOSTOS PARA ANÁLISE DESSE OBJETO SÃO A NOÇÃO DE IDENTIDADE, A NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER, A NOÇÃO DE MIGRAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR PRIVADO. OS EIXOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DOS QUAIS SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS SÃO A RELAÇÃO COM A UNIVERSIDADE, A RELAÇÃO COM A EMIGRAÇÃO E A POSIÇÃO SOCIAL SUBJETIVA. A ANÁLISE DOS DADOS INCLUI, COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO, A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A PESQUISADORA E O OBJETO E OS SUJEITOS DE PESQUISA. CONCLUI-SE QUE A RELAÇÃO COM O SABER DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ESTABELECE-SE ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE CONQUISTA DE UM ESPAÇO NÃO TRADICIONALMENTE OCUPADO PELAS PESSOAS DE SUA CLASSE SOCIAL, AINDA QUE VALORIZADO PELA FAMÍLIA. NA UNIVERSIDADE É EXIGIDA UMA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER ? A RELAÇÃO ACADÊMICA ? QUE DIFERE DA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER QUE ELES UTILIZAM EM SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL. A CONSTRUÇÃO DESSA NOVA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER PASSA PELA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ACADÊMICA E DO DOMÍNIO DAS ATIVIDADES LIGADAS À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DEPENDE DO ESTABELECIMENTO, NA UNIVERSIDADE, DA RELAÇÃO COM O SABER-OBJETO. NESSE PROCESSO, É IMPORTANTE A TRAJETÓRIA ESCOLAR ANTERIOR DO ESTUDANTE E O CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NA QUAL ESTUDA.pt_BR
dc.format.extent918589 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectRECONSTRUÇÃO E EDENTITÁRIApt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitáriospt_BR
dc.titleENSINO SUPERIOR PRIVADO, RELAÇÃO COM O SABER E RECONSTRUÇÃO EDENTITÁRIApt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf897.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools