Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCANÔAS, José Walterpt_BR
dc.contributor.authorCARVALHO, Daltro De Oliveirapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:28Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:28Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1219-
dc.descriptionFACULDADE DE HISTÓRIA, DIREITO E SERVIÇO SOCIAL DE FRANCApt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI CONHECER AS RELAÇÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO ENSINO SUPERIOR DE FRANCA, ESTADO DE SÃO PAULO, TÊM COM A INTERNET, COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, DE INFORMAÇÃO, DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ATRIBUEM A ESTA FERRAMENTA PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO. A PESQUISA PROCUROU, AINDA, DESCREVER A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA PROFISSIONAL/ACADÊMICA DOS MESMOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DE NATUREZA QUANTITATIVA, ENTRE DOCENTES E DISCENTES DAS QUATRO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE FRANCA, CUJA AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 94 PROFESSORES (QUE MINISTRAVAM AULAS NAS SÉRIES FINAIS) E 512 ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ELENCADOS PARA ESTA PESQUISA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ELABORADO ESPECIFICAMENTE PARA ESTE FIM, APLICADO NO PERÍODO DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2004. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A TOTALIDADE DOS PROFESSORES POSSUI COMPUTADOR POR NECESSIDADE PROFISSIONAL E A GRANDE MAIORIA FAZ USO DELE DIARIAMENTE (85,11%). QUASE 80% USAM O COMPUTADOR EM SUAS CASAS E OS SOFTWARES MAIS BUSCADOS SÃO EDITOR DE TEXTO (86,17%) E INTERNET (85,11%). OS MAIORES PERCENTUAIS DE UTILIZAÇÃO APONTAM 91,49% PARA E-MAIL, 88,30% PESQUISAS E 75,53% NOTÍCIAS. CONSIDERAM A INTERNET RELEVANTE PARA O CONTEXTO SOCIAL COMO UM TODO, PRINCIPALMENTE PARA A ECONOMIA E A GLOBALIZAÇÃO. QUANTO À IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, OS DOCENTES RECONHECEM GRANDES MUDANÇAS, NOTADAMENTE EM RELAÇÃO À AGILIZAÇÃO NA BUSCA DE INFORMAÇÕES, DE CONHECIMENTOS E NA FACILITAÇÃO DO TRABALHO COM OS ALUNOS. QUANTO AOS ALUNOS A PESQUISA MOSTROU: CERCA DE 80% POSSUEM COMPUTADOR SENDO QUE 64,65% O UTILIZAM A MAIS DE 4 ANOS E 19,73% ENTRE 2 E 4 ANOS. ELES BUSCARAM O COMPUTADOR POR NECESSIDADE DE CONSTANTE ATUALIZAÇÃO E BUSCA DE ADAPTAÇÃO AO MUNDO GLOBALIZADO. OS SOFTWARES MAIS UTILIZADOS PELOS ALUNOS, SÃO INTERNET (85,16%) E EDITOR DE TEXTO (75,59%). OS ALUNOS USAM A INTERNET EM CASA (56,25%), NA UNIVERSIDADE/FACULDADE (56,05%) E NO TRABALHO (42,57%). TAMBÉM CONSIDERAM A INTERNET DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE, PORÉM PARA ALGUNS ELA É DE MÉDIA IMPORTÂNCIA. NO QUE DIZ RESPEITO À IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA VIDA PESSOAL E ACADÊMICA DOS ALUNOS, A QUASE TOTALIDADE ASSINALOU QUE HOUVE IMPACTO POSITIVO NOTADAMENTE QUANTO À VELOCIDADE DAS INFORMAÇÕES, MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E DIMINUIÇÃO DAS DISTÂNCIAS. CONSIDERAMOS QUE ESTE ESTUDO NÃO TERMINA AQUI, PORÉM ACREDITAMOS QUE ELE POSSA ABRIR UMA VIA DE DISCUSSÕES SOBRE ESTA QUESTÃO E VIR A SE CONSTITUIR EM SUBSÍDIO A OUTRAS PESQUISAS.pt_BR
dc.format.extent763420 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNESP - FRANCApt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectCONHECIMENTOpt_BR
dc.subjectSOCIEDADEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitáriospt_BR
dc.titleA INTERNET NA SOCIEDADE: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA DE NÍVEL SUPERIOR NA CIDADE DE FRANCA-SPpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf745.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools