Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1164
Title: O LIDAR COM A MORTE E A EDUCAÇÃO MÉDICA
Authors: QUINTANA, Alberto Manuel
FERNANDES, Francene Fabricia
Keywords: EDUCAÇÃO MÉDICA;PRÁTICAS EDUCATIVAS
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Abstract: O LIDAR COM A MORTE E A EDUCAÇÃO MÉDICA O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR COMO O ESTUDANTE DE MEDICINA PERCEBE O SEU PREPARO PARA LIDAR COM A MORTE DURANTE O CURSO DE GRADUAÇÃO. PARA TANTO SE UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA. FORAM ENTREVISTADOS QUINZE ESTUDANTES, SENDO CINCO DO PRIMEIRO, CINCO DO QUINTO E CINCO DO DÉCIMO PRIMEIRO SEMESTRES. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA A PARTIR DO MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CONFORME CONCEPÇÕES DE BARDIN (1991) E BASEOU-SE EM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA REFERENTE AO CONTEXTO DO ENSINO DA MEDICINA, EDUCAÇÃO MÉDICA, PROCESSO ENSINO/ APRENDIZAGEM, O MÉDICO ENQUANTO DOCENTE, A FUNÇÃO DO DOCENTE EM MEDICINA, A RELAÇÃO DO HOMEM COM A MORTE, A MORTE COMO UM DESAFIO PARA O ESTUDANTE DE MEDICINA E O MÉDICO E O PREPARO DO ESTUDANTE DE MEDICINA PARA LIDAR COM A MORTE. CONCLUSIVAMENTE PODE-SE PERCEBER QUE A PRESENÇA DA MORTE É UMA CONSTANTE NA VIDA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA, GERANDO ANGÚSTIA E OS LEVANDO A DESENVOLVER RECURSOS DEFENSIVOS INTENSOS. PERCEBEM-SE INICIATIVAS EM OFERECER AOS ACADÊMICOS RECURSOS VINCULADOS A PRÓPRIA FORMAÇÃO MÉDICA ONDE POSSAM ELABORAR AS ANGÚSTIAS INERENTES A ELA, PRINCIPALMENTE AQUELAS REFERENTES A MORTE DE PACIENTES. É NECESSÁRIO, NO ENTANTO, CONSOLIDAR ESTAS INICIATIVAS TORNANDO-AS CADA VEZ MAIS COMUNS, ACESSÍVEIS E PRÓXIMAS DOS ACADÊMICOS. PALAVRAS-CHAVE: PSICOLOGIA E MEDICINA, EDUCAÇÃO MÉDICA, MORTE.
Description: CENTRAL E SETORIAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1164
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf448.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools