Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBZUNECK, José Aloyseopt_BR
dc.contributor.authorMACHADO, Osmar Aparecidopt_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:10Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:10Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1126-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL - UELpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR EM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, FATORES MOTIVACIONAIS E DE CONTEXTO QUE POSSAM INFLUENCIAR NA DECISÃO DO ALUNO DE PERSISTIR OU DESISTIR DO CURSO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 171 ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE TRÊS CURSOS SUPERIORES: BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM ÊNFASE EM COMÉRCIO EXTERIOR, DE UMA FUNDAÇÃO MUNICIPAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI O INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS EM CURSOS SUPERIORES, COMPOSTO DE 95 QUESTÕES. QUANTO À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS, RESULTARAM CINCO FATORES: ORIENTAÇÃO À META APRENDER, ORIENTAÇÃO A METAS EXTRÍNSECAS, AUTOCONCEITO, RESPONSABILIDADE E CRENÇAS DE CONTROLE SOBRE A APRENDIZAGEM E ANSIEDADE, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,62 E 0,85. QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS FORAM IDENTIFICADOS TRÊS FATORES, DENOMINADOS DE ESTRATÉGIAS GERAIS I, APLICAÇÃO DE ESFORÇO E ESTRATÉGIAS GERAIS II, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,56 E 0,85. NÃO FOI CONFIRMADA, ENTRETANTO, NO CURSO INVESTIGADO, A RELAÇÃO ESPERADA ENTRE O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO NO PRIMEIRO ANO COM A MOTIVAÇÃO OU COM O USO DE ESTRATÉGIAS. O ESTUDO, ENFIM, TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DE COMO SE PROCESSA A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E DO USO DE ESTRATÉGIAS EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, MAIS ESTUDOS PRECISAM SER REALIZADOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ALUNOS EVADEM.pt_BR
dc.format.extent771326 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINApt_BR
dc.subjectEVASÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectMOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECApt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitáriospt_BR
dc.titleEVASÃO DE ALUNOS DE CURSOS SUPERIORES: FATORES MOTIVACIONAIS E DE CONTEXTOpt_BR
Aparece nas coleções:Jovens Universitários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf753.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador