Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1112
Title: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO COMO DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS(AS)
Authors: SZYMANSKI, Heloisa
SPARTI, Sonia Chébel Mercado
Keywords: EDUCAÇÃO;TRÂNSITO;CONSCIÊNCIA
Issue Date: 2003
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Abstract: ESTA PESQUISA REFERE-SE À QUESTÃO DA CIRCULAÇÃO HUMANA E DESENVOLVE A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO. A COMPLEXA SITUAÇÃO RELATIVA À CIRCULAÇÃO HUMANA TEM SUSCITADO MUITAS INDAGAÇÕES. ESTA INVESTIGAÇÃO BUSCOU CONHECER COMO A REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DO DIRIGIR POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS/AS. FORAM UTILIZADAS DUAS ENTREVISTAS REFLEXIVAS, REALIZADAS DE MANEIRA COLETIVA, COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS. A OPÇÃO PELA ENTREVISTA REFLEXIVA DEVEU-SE, DENTRE OUTROS FATORES, AO SEU CARÁTER DE INTERVENÇÃO, UMA VEZ QUE A ESCUTA ATENTA E RESPEITOSA PODE SER UM MOMENTO DE AJUDA, AO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DOS/AS ENTREVISTADOS/AS. ESTE PROCEDIMENTO REFLEXIVO POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DOS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS RELATIVOS À CIRCULAÇÃO HUMANA E LEVANTOU FATORES INDICATIVOS DE PREVENÇÃO: AFIRMAÇÕES CATEGÓRICAS A RESPEITO DAS PRÓPRIAS HABILIDADES AO VOLANTE CEDERAM LUGAR AO RECONHECIMENTO DE QUE AINDA HÁ ESPAÇO PARA SEU APERFEIÇOAMENTO; O OLHAR RELATIVO AO OUTRO FOI SE MODIFICANDO, DE MANEIRA A CONSIDERÁ-LO PARCEIRO, E NÃO ADVERSÁRIO; A PRESERVAÇÃO DA VIDA SENDO CONSIDERADA UM VALOR, EM DIREÇÃO A UM QUEFAZER MAIS PRUDENTE, NO ESPAÇO COMPARTILHADO DO TRÂNSITO. ESTES RESULTADOS RATIFICAM A PROPOSTA DE QUE É POSSÍVEL (E DESEJÁVEL) PENSAR A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DE CONSCIÊNCIA.
Description: BIBLIOTECA NADIR GOUVÊA KFOURI
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1112
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf4.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools