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dc.contributor.advisorSTRECK, Danilo Romeupt_BR
dc.contributor.authorBLATT, Ivopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:07Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:07Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1111-
dc.descriptionUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOSpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE PESQUISA DISCUTE E ANALISA COMO A FORMAÇÃO NA URI, VIA PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS, CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS AGENTES SOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL, NA PERSPECTIVA DE UMA SOCIEDADE COM INCLUSÃO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO EMANCIPATÓRIA. NA ARTICULAÇÃO ENTRE: DESENVOLVIMENTO REGIONAL, EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO, REFLETE-SE SOBRE A RELAÇÃO E O SIGNIFICADO DE UMA INSTITUIÇÃO COMUNITÁRIA NA FORMAÇÃO DE NOVOS SUJEITOS PARA SUA INSERÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA PROMOÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, HUMANO E SOCIAL, ASSENTE NOS PRINCÍPIOS DA JUSTIÇA SOCIAL. ANTE ESTA CONSTATAÇÃO, FEZ-SE UM ESTUDO E ANÁLISE, NA PERSPECTIVA DE RESPONDER A INDAGAÇÃO DA PESQUISA, SE A URI DÁ CONTA DO DESAFIO DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS, NÃO APENAS COM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS TÉCNICAS, MAS, SOBRETUDO, COM COMPETÊNCIA SOCIAL, HUMANA E ÉTICA, POSSIBILITANDO UMA INSERÇÃO CRÍTICA, ATIVA E EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE E DA COMUNIDADE REGIONAL. DISCUTE-SE A CONCEPÇÃO TEÓRICA EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL, EM VISTA DE TRATAR-SE DE UMA MESMA REALIDADE: UMA NÃO EXISTE E NÃO SE EXPLICA SEM A OUTRA. FORAM UTILIZADOS COMO FERRAMENTAS ANALÍTICAS OS CONCEITOS: DESENVOLVIMENTO, EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL E PARTICIPAÇÃO, ANCORADOS EM AUTORES, EM CONCEPÇÕES DO PESQUISADOR E NO MATERIAL EMPÍRICO DA PESQUISA DE CAMPO, COM A PARTICIPAÇÃO DOS ATORES/ALUNOS FORMANDOS DE PEDAGOGIA, SERVIÇO SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO. SOB ESTE ENFOQUE FORAM ANALISADOS OS DADOS DA PESQUISA DE CAMPO UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO COM 09 (NOVE) QUESTÕES RELATIVAS À PROBLEMÁTICA E OBJETIVOS DA PESQUISA PROPOSTA, RESPONDIDA POR 99 SUJEITOS. APRESENTA-SE, TAMBÉM, UMA SÍNTESE DAS CONTRIBUIÇÕES, FALAS E SUGESTÕES FEITAS PELO GRUPO FOCAL, COM 22 PARTICIPANTES, POSSIBILITANDO CONTRASTAR AS RESPOSTAS, BEM COMO APONTAR ALTERNATIVAS DE ENFRENTAMENTO E SUPERAÇÃO DA PROBLEMÁTICA EVIDENCIADA, AMPLIANDO AS QUESTÕES ANTERIORMENTE RESPONDIDAS NO QUESTIONÁRIO.OS DADOS DA PESQUISA DE CAMPO PERMITEM PROJETAR NOVOS CENÁRIOS DE AÇÃO DA URI, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO REGIONAL. COM BASE NESSES DADOS, ARGUMENTA-SE A FAVOR DA NECESSIDADE DE OPORTUNIZAR MAIOR DIÁLOGO, DISCUSSÃO E REFLEXÃO CRÍTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA URI E DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS, ENQUANTO INSTRUMENTOS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL COM INCLUSÃO SOCIAL.pt_BR
dc.format.extent1974100 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSpt_BR
dc.subjectUNIVERSIDADEpt_BR
dc.subjectDESENVOLVIMENTO REGIONALpt_BR
dc.subjectEXCLUSÃOpt_BR
dc.subjectINCLUSÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleUNIVERSIDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL E EXCLUSÃO SOCIAL: O PROJETO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL DA URI - CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALENpt_BR
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