Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1001
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFISCHER, Beatriz Terezinha Daudtpt_BR
dc.contributor.authorKLEIN, Rejane Ramospt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:23Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:23Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1001-
dc.descriptionUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOSpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE DISSERTAÇÃO, EDUCAÇÃO & VOLUNTARIADO: UMA PARCERIA PRODUTIVA, ANALISA OS DISCURSOS QUE ARTICULAM A EDUCAÇÃO E O VOLUNTARIADO, PROBLEMATIZANDO AS PROPOSTAS QUE PRETENDEM CRIAR A CULTURA DO VOLUNTARIADO NA ESCOLA. TENDO COMO CORPUS ANALÍTICO DUAS AÇÕES DE VOLUNTARIADO AÇÃO TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA E AÇÃO SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2003 , PROCURA-SE DESCREVER E ANALISAR OS MECANISMOS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DO VOLUNTARIADO. COM BASE EM ALGUMAS QUE NELE SE INSPIRAM, ESTA INVESTIGAÇÃO PROCURA, NA ARTICULAÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS, AS POSSIBILIDADES DE ESSA CULTURA ESTAR ENVOLVIDA COM FORMAS DE GOVERNAMENTO DOS SUJEITOS. ANALISAM-SE OS MECANISMOS QUE ENVOLVEM MÚLTIPLAS PARCEIRAS, AS QUAIS CRIAM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE ESSAS PROPOSTAS SENSIBILIZEM OS ESTUDANTES, OS PROFESSORES E AS ESCOLAS A FAZEREM PARTE DESSA CULTURA. POR MEIO DE PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS, AS AÇÕES DE VOLUNTARIADO PREMIAM AS ESCOLAS E, AO MESMO TEMPO, PRODUZEM E CONTROLAM DETERMINADOS SABERES A SEREM PRIORIZADOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. DESSA FORMA, AS AÇÕES ENVOLVEM A TODOS, REFORÇANDO OS DISCURSOS PEDAGÓGICOS TIDOS COMO VERDADEIROS NO CONTEXTO ESCOLAR. TAIS DISCURSOS TENDEM A DESLOCAR O PAPEL DO PROFESSOR E A CENTRAR O PROCESSO EDUCATIVO NO APRENDER FAZENDO , ALMEJANDO A CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO CIDADÃO, AUTÔNOMO, SOLIDÁRIO, AUTO-RESPONSÁVEL, QUE ESTEJA EM CONTÍNUO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ARGUMENTA-SE QUE OS SABERES ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO, COMO AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE, RESPONSABILIDADE, ETC., MESMO SENDO ENTENDIDOS COMO ALTERNATIVOS, TANTO AO CURRÍCULO ESCOLAR CONSIDERADO TRADICIONAL QUANTO A UM SISTEMA QUE PRODUZ OS PROBLEMAS SOCIAIS QUE PRODUZ OS PROBLEMAS SOCIAIS, SÃO TAMBÉM PRODUTIVOS A UMA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL.pt_BR
dc.format.extent915981 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectVOLUNTARIADOpt_BR
dc.subjectDISCURSOpt_BR
dc.subjectGOVERNAMENTALIDADEpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E VOLUNTARIADO: UMA PARCERIA PRODUTIVApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf894.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools