Abstract:
ESTA TESE FOI ELABORADA NO INTERIOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, LINHA EDUCAÇÃO, CULTURA CORPORAL E LAZER E GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA & ESPORTE E LAZER. O GRUPO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL ESTUDAR AS PROBLEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESPORTE E LAZER. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA JUNTO A POLÍTICA MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER DA CIDADE DO RECIFE, QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA DE ESPORTE E LAZER CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DA JUVENTUDE, TENDO EM VISTA O FORTALECIMENTO DAS CLASSES POPULARES NA LUTA POR UMA NOVA HEGEMONIA. ANALISANDO AS RELAÇÕES ENTRE O JOVEM, O TEMPO LIVRE E O LAZER NA ERA DA MÁQUINA PROGRAMÁVEL SOB HEGEMONIA DO SISTEMA DO CAPITAL, O ESTUDO SALIENTA O PAPEL DA JUVENTUDE NA LUTA PELA TRANSFORMAÇÃO DA ORDEM SOCIAL, VENDO NAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO TEMPO LIVRE UMA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA E DEFENDENDO SEU ESPAÇO NOS PROJETOS DEMOCRÁTICOS E POPULARES. A PARTIR DA PESQUISA-AÇÃO REALIZADA NO PROGRAMA CÍRCULOS POPULARES DE ESPORTE E LAZER, PARTICULARMENTE O SEU PROJETO ESPORTE DO MANGUE, CUJO FOCO PRINCIPAL FOI A JUVENTUDE DA PERIFERIA DO RECIFE PRATICANTE DE ESPORTES RADICAIS E DAS CULTURAS RELACIONADAS COM O MOVIMENTO MANGUEBEAT, O ESTUDO DEFENDE A TESE DE QUE AS POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA PÚBLICA CONTRIBUÍREM PARA A REALIZAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DA JUVENTUDE ESTÃO LIGADA AS SEGUINTES CONDIÇÕES: (1) A EXISTÊNCIA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR QUE ESTEJA EM SINTONIA COM OS REFERENCIAS NORMATIVOS DA POLÍTICA DE ESPORTE E LAZER, (2) ORÇAMENTO ADEQUADO AS NECESSIDADES DO PROJETO, (3) EQUIPE GESTORA E DE EDUCADORES CAPACITADA PARA O TRABALHO COLETIVO E MILITANTE, (4) FORMAÇÃO CONTINUADA COMO ESPAÇO SISTEMÁTICO DE REFLEXÃO E REORDENAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA E NÃO COMO MERA CAPACITAÇÃO , (5) CONTANTO PERMANENTE COM AS INOVAÇÕES CIENTÍFICAS NO SETOR, (6) SISTEMATIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CLARA E QUE GARANTA A UNIDADE DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, (7) A EXTRAPOLAÇÃO DAS AÇÕES PARA OUTROS ESPAÇOS POLÍTICOS DE DISPUTA DO GOVERNO DA CIDADE. A INVESTIGAÇÃO TAMBÉM EVIDENCIOU QUE, APESAR DA PRECARIEDADE DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA TER PREJUDICADO SIGNIFICATIVAMENTE SUA EXECUÇÃO, O PROJETO DESENVOLVEU UMA POLÍTICA DE ACUMULAÇÃO DE FORÇAS NO SENTIDO DEMOCRÁTICO E POPULAR, NA MEDIDA EM QUE CONTRIBUIU PARA O FORTALECIMENTO E CRIAÇÃO DE NOVOS ORGANISMOS JUVENIS DE HEGEMONIA, NA FORMAÇÃO CULTURAL DE QUADROS ORGÂNICOS VINCULADOS AS CLASSES POPULARES, NA CONQUISTA E AMPLIAÇÃO DE DIREITOS NO ÂMBITO DO ESPORTE E LAZER, E NA ELEVAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE DA POPULAÇÃO.