Abstract:
ESTE TRABALHO ABORDA O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DO ESPORTE, A FIM DE DISCUTIR A SIGNIFICAÇÃO DE VALORES QUE PODEM SER APROPRIADOS PELA EDUCANDO POR MEIO DA PRÁTICA ESPORTIVA. A PARTIR DA APRESENTAÇÃO DE DUAS PROPOSIÇÕES DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO IMPOSTA OU CONSTRUÍDA PÔDE-SE VERIFICAR AS INFLUÊNCIAS QUE PERMEIAM A RELAÇÃO INDIVÍDUO-SOCIEDADE E DELINEAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DO ESPORTE. PARA AUXILIAR NESSA ANÁLISE DE VALORES, OPTOU-SE PELO CRUZAMENTO DOS APORTES TEÓRICOS PRODUZIDOS POR AUTORES COMO DURKHEIM, BERGER, COULON, ELIAS, BOURDIEU, VYGOTSKY E GEERTZ, DENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, FOI APRESENTADA TODA A DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE ÀS CRÍTICAS SOBRE O EMBATE ENTRE O ESPORTE EDUCATIVO EM OPOSIÇÃO AO ESPORTE DE RENDIMENTO. DIANTE DE TODAS ESSAS INFORMAÇÕES, FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO DE CASO NA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA, A PARTIR DE TRÊS FOCOS DE PESQUISA A INSTITUIÇÃO, OS EDUCANDOS E AS SUAS FAMÍLIAS PARA VERIFICAR POSSÍVEIS CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS FRENTE A UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE SE DISPÕE A ADOTAR UM ESPORTE EDUCATIVO PARA SOCIALIZAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES, ATRAVÉS DO ACESSO À CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. AS CONCLUSÕES REMETEM A UM QUADRO EM QUE SE PODE VERIFICAR A FORÇA QUE A SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA APRESENTA SOBRE OS EDUCANDOS, ALÉM DE DEMONSTRAR QUE OS SIGNIFICADOS ASSOCIADOS AO ESPORTE RESULTAM DA INFLUÊNCIA CONJUNTA DE VÁRIAS INSTÂNCIAS.