Repositorio Dspace

Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author RIBEIRO, Vera Masagão
dc.contributor.author SOARES, Tufi Machado
dc.date.accessioned 2009-02-06T13:51:55Z
dc.date.available 2009-02-06T13:51:55Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier INAF en
dc.identifier.citation Trabalho apresentado na IV Reunião Anual da ABAVE – Associação Brasileira de AvaliaçãoEducacional. Rio de Janeiro, junho 2008 en
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/662
dc.description Início da Pesquisa: 2001 en
dc.description.abstract Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de 15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas para a definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo. Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo INAF desde seu lançamento e as bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentaram a proposição da escala combinada, a descrição de níveis de alfabetismo definidos com base nessa escala e alguns resultados obtidos em 2007 junto a amostra nacional de jovens e adultos. en
dc.description.sponsorship Ibope CNPq en
dc.format.extent 519822 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Associação Brasileira de Avaliação Educacional en
dc.subject ALFABETISMO FUNCIONAL en
dc.subject ALFABETISMO en
dc.subject LEITURA en
dc.subject ESCRITA en
dc.subject PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA en
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS en
dc.subject ALFABETISMO MATEMÁTICO pt
dc.subject ALFABETISMO MATEMÁTICO pt
dc.subject MATEMÁTICA pt
dc.subject ANALFABETOS pt
dc.title Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares en
dc.type Article en


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta