dc.contributor.author |
RIBEIRO, Vera Masagão |
|
dc.contributor.author |
SOARES, Tufi Machado |
|
dc.date.accessioned |
2009-02-06T13:51:55Z |
|
dc.date.available |
2009-02-06T13:51:55Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier |
INAF |
en |
dc.identifier.citation |
Trabalho apresentado na IV Reunião Anual da ABAVE – Associação Brasileira de AvaliaçãoEducacional. Rio de Janeiro, junho 2008 |
en |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/662 |
|
dc.description |
Início da Pesquisa: 2001 |
en |
dc.description.abstract |
Este artigo descreve o desenvolvimento de uma escala de proficiência para medição do
alfabetismo junto a populações jovens e adultas brasileiras, combinando habilidades de leitura com habilidades matemáticas. A escala foi desenvolvida com base em dados coletados pelo INAF – Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, que de 2001 a 2007 realizou seis estudos com aplicação de testes de proficiência a amostras representativas da população brasileira de
15 a 64 anos de idade, por meio de entrevistas domiciliares. Primeiramente, são apresentadas algumas referências internacionais de estudos congêneres, com destaque para as opções metodológicas adotadas para a definição dos domínios compreendidos pelo alfabetismo.
Depois, faz-se um breve histórico dos avanços metodológicos realizados pelo INAF desde seu lançamento e as bases que levaram à proposição de uma escala combinada. Apresentam-se então as análises psicométricas e conceituais que fundamentaram a proposição da escala
combinada, a descrição de níveis de alfabetismo definidos com base nessa escala e alguns resultados obtidos em 2007 junto a amostra nacional de jovens e adultos. |
en |
dc.description.sponsorship |
Ibope
CNPq |
en |
dc.format.extent |
519822 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Associação Brasileira de Avaliação Educacional |
en |
dc.subject |
ALFABETISMO FUNCIONAL |
en |
dc.subject |
ALFABETISMO |
en |
dc.subject |
LEITURA |
en |
dc.subject |
ESCRITA |
en |
dc.subject |
PROFICIÊNCIA EM MATEMÁTICA |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
en |
dc.subject |
ALFABETISMO MATEMÁTICO |
pt |
dc.subject |
ALFABETISMO MATEMÁTICO |
pt |
dc.subject |
MATEMÁTICA |
pt |
dc.subject |
ANALFABETOS |
pt |
dc.title |
Construção de escala combinada de proficiência em leitura e matemática para a medição do alfabetismo entre jovens e adultos em contextos não escolares |
en |
dc.type |
Article |
en |