Pesquisas e Estudos: Envíos recientes

  • RIBEIRO, Vera Masagão (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2007)
    Aborda sobre as questões da alfabetização no Brasil, especificamente sobre o alfabetismo funcional. Sistematiza alguns dos resultados da pesquisa Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, INAF, que de 2001 até 2007 ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; LIMA, Ana Lúcia D'Império; NUNES, Márcia Cavallari (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoInstituto Paulo Montenegro, 2007)
    Sistematiza o 6º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, 2006 - hablidades leitura/escrita e matemática.
  • LIMA, Ana Lúcia D'Império; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari; FONSECA, Maria da Conceição F.R.; SOARES, Tufi Machado (Instituto Paulo MontenegroAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2005)
    Sistematiza um balanço do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - 2001 a 2005 - habilidades em leitura/escrita e matemática.
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari (Instituto Paulo MontenegroAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2005-09)
    Nessa edição, além do retrato da situação geral e a caracterização dos diferentes níveis de alfabetismo, o INAF destaca resultados relativos à população jovem, de modo a verificar o alcance dos avanços recentes do sistema ...
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari; FONSECA, Maria da Conceição F.R. (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoInstituto Paulo Montenegro, 2004)
    Sistematiza resultado de pesquisa do 4º Indicador Nacional de Alfabestimo Funcional, INAF4 sobre habilidades em matemática.
  • MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão; NUNES, Márcia Cavallari (Instituto Paulo Montenegro, 2003-09)
    O INAF3, verificou as habilidades de alfabetismo da população por meio da aplicação de um teste de leitura com tarefas relacionadas a contextos cotidianos. O teste acompanhado de questionário sobre práticas de leitura e ...
  • FONSECA, Maria da Conceição F.R. (Instituto Paulo MontenegroAção Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2002-12)
    Sistematiza indicadores sobre alfabetismo em matemática. Nesta segunda edição do INAF, foram propostas aos entrevistados 36 tarefas de complexidade variada, que demandavam habilidades de leitura de números e outras representações ...
  • SILVA, Camilla Crosso; GHANEM, Elie; RIBEIRO, Vera Masagão (Instituto PólisPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Instituto de Pesquisas EspeciaisAção Educativa Assessoria Pesquisa e InformaçãoObservatório dos Direitos do Cidadão, 2004-03)
    Este documento apresenta um balanço avaliativo da política municipal de educação durante os dois primeiros anos da gestão Marta Suplicy em São Paulo. A Ação Educativa aceitou o convite do Instituto Pólis e do Instituto ...
  • ANDRADE, Márcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2004-04)
    O presente relatório diz respeito ao estudo avaliativo do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, desenvolvido no período de janeiro a março de 2003, no âmbito do convênio firmado entre a Ação Educativa ...
  • ANDRADE, Márcia Regina; DI PIERRO, Maria Clara (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2003)
    O presente texto foi elaborado com base em uma revisão não exaustiva da bibliografia sobre as experiências desenvolvidas no âmbito do PRONERA (incluindo artigos, dissertações, teses e outros documentos), análise de documentos ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Diretoria de Orientação Técnica. Divisão de Educação de Jovens e Adultos, 2004)
    O terceiro caderno da Coleção Uma Nova EJA para São Paulo, “Traçando o perfil de alunos e professores da EJA”, traz uma síntese da pesquisa realizada durante o movimento da Reorganização e Reorientação Curricular da Educação ...
  • HADDAD, Sérgio; CARVALHO, Ludmila; SARAIVA, Sabrine (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2008-04)
    Este estudo é produto de uma parceria entre Fondation Gérin-Lajoie e a Ação Educativa e tem como objetivo contribuir no debate global sobre as dificuldades dos países para atingirem os Objetivos do Milênio estabelecidos ...
  • RIBEIRO, Vera Masagão; BATISTA, Antônio Gomes Augusto (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação, 2006)
    Estudo encomendados pela Unesco para subsidiar a elaboração do Global Monitoring Report 2006,: relatório elaborado anualmente com dados e análises para monitoramento do Compromisso Educação para Todos, que nesse ano focalizou ...
  • GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz; PINTO, Regina Pahim (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Concurso Negro e EducaçãoANPEd, 2001)
    Apresenta os resultados de pesquisas realizadas para o Concurso Negro e Educacao promovida pela Associacao Nacional de Pos-Graduacao e Pesquisa em Educacao (ANPED) e pela Acao Educativa-Assessoria, Pesquisa e Informacao. ...
  • OLIVEIRA, Iolanda; GONÇALVES E SILVA, Petronilha Beatriz (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Concurso Negro e EducaçãoANPEd, 2003)
    Como parte dos resultados do II Concurso Negro e Educação, esta publicação apresenta os artigos elaborados por bolsistas contemplados, a partir dos relatórios finais das pesquisas por eles realizadas. Dando continuidade ...
  • PORTELA, Tania (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Concurso Negro e Educação, 2007)
    Sistematiza avaliação do Concurso Negro e Educação a partir dos arquivos documentais e das entrevistas realizadas com os integrantes participantes do 4º Concurso Negro e educação. Como principal resultado conclui-se que o ...
  • ROCHA, José Geraldo da; COUTO, Andrea (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Concurso Negro e Educação, 2007-06)
    O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados dos impactos dessa iniciativa, quer seja na vida pessoal, acadêmica e profissional dos bolsistas, quer nas instâncias e instituições envolvidas no processo. Do ...
  • DI PIERRO, Maria Clara (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Concurso Negro e EducaçãoANPEd, 2004-02)
    Ao final da terceira edição do Concurso, um conjunto expressivo de experiências e aprendizagens já foi acumulado pelas comissões organizadora e acadêmica, pelos/as orientadores/as envolvidos/as no projeto e, sobretudo, ...
  • CORROCHANO, Maria Carla; FREITAS, Maria Virgínia de; FERREIRA, Maria Inês Caetano; SOUZA, Raquel (Ação Educativa Assessoria Pesquisa e Informação. Programa de Juventude, 2008-06)
    Quais as diferentes formas dos jovens combinarem estudo e trabalho? Esse foi o mote do livro “Jovens e Trabalho no Brasil - desigualdade e desafios para as políticas públicas”. A publicação é baseada na análise de dados ...
  • HADDAD, Sérgio (2008-05)
    Há dois consensos que podem ser encontrados em qualquer parte deste país e entre qualquer grupo social: a grande importância da educação para a construção de uma sociedade justa, democrática e sustentável; e a insuficiência ...

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta