Abstract:
Esta pesquisa visou traçar um panorama do estado atual (2003-2004) de desenvolvimento das rádios comunitárias no Estado de Santa Cataria, assim como identificar se e como essas emissoras têm sido experiências locais de aprendizado para o exercício da cidadania. Foi realizado um censo das emissoras de baixa potência em funcionamento em Santa Catarina no ano de 2003. A partir daí foi selecionada uma amostra com seis casos de emissoras que fizeram parte da pesquisa qualitativa. Serviram de referência, para a escolha da perspectiva analítica autores como Paulo Freire e Mário Kaplún, com base nos quais foi resgatada a tradição latino-americana de comunicação vinculada à educação junto aos setores populares. Também foram apropriados autores como Antônio Gramsci, especialmente seu conceito de hegemonia, e Martín-Barbero, que inspirou a construção do modelo teórico de análise sobre as mediações do processo de gestão de uma rádio comunitária. Os resultados da pesquisa apontam que obstáculos de ordem econômica, política, normativa e organizativa impedem que as rádios comunitárias contribuam à formação da cidadania por meio da programação. Tudo indica que uma minoria delas tem conseguido diversificar os conteúdos e que o aprendizado para o exercício da cidadania ocorre mais pela ação coletiva no processo de gestão da emissora.