dc.contributor.author |
SILVA, Ana Tereza Reis da |
|
dc.contributor.author |
FREITAS, Maria De Fatima Quintal de |
en |
dc.date.accessioned |
2008-06-10T17:57:59Z |
|
dc.date.available |
2008-06-10T17:57:59Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/513 |
|
dc.description |
Biblioteca Central da UFPR |
en |
dc.description.abstract |
A análise sobre o projeto Terra Solidária, prática de escolarização e profissionalização desenvolvida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), objetiva indicar em que medida esse projeto se figura como alternativa de conscientização, organização e participação política dos trabalhadores rurais. A pesquisa parte das falas dos alunos egressos que participaram do Terra Solidária quando de sua realização nas comunidades de Cerro Azul e Itaperuçu - PR, no período de 2000 a 2001. O trabalho de campo foi realizado através de entrevista em profundidade, utilizando-se um roteiro de perguntas semi-abertas. As informações coletadas revelam: a importância desse projeto para os trabalhadores rurais; as diferenças e as semelhanças entre o Terra Solidária e as escolas formais; as expectativas que os trabalhadores tinham em relação ao processo educativo e, em que medida, essas expectativas foram ou não respondidas; as mudanças provocadas na vida (pessoal e profissional) dos trabalhadores e, ainda, na forma e na intensidade da participação sindical e comunitária dos mesmos. Em geral, os dados apontam para a seguinte conclusão: embora o Terra Solidária tenha um caráter classista e contra-hegemônico, o fato da CUT oferecer escolarização e profissionalização reproduz a premissa neoliberal de minimização das responsabilidades sociais do Estado, nega a história cutista e põe em xeque a necessidade de um sindicato combativo. |
en |
dc.format.extent |
52789 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Universidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO NO CAMPO |
en |
dc.subject |
FORMAÇÃO SINDICAL |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO POPULAR |
en |
dc.title |
O alternativo e o conservador de uma prática educativa: Avaliação crítica do Terra Solidária/CUT-PR na perspectiva dos trabalhadores rurais |
en |
dc.type |
Thesis |
en |