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Cuidado e sustentação da vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras

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dc.contributor.advisor DORNELES, Malvina do Amaral en
dc.contributor.author FEITOSA, Debora Alves
dc.date.accessioned 2008-06-02T20:39:57Z
dc.date.available 2008-06-02T20:39:57Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation FEITOSA, Debora Alves. Cuidado e sustentação da vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras. 2005. 164f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Porto Alegre. Orientador(a): Malvina do Amaral Dorneles. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/464
dc.description Biblioteca Setorial de Educação en
dc.description.abstract A Tese se propôs descrever o cotidiano de um galpão de separação de resíduos sólidos urbanos, apresentando as ações e as relações entre os sujeitos, compreendidas como atitudes de cuidado. A investigação foi desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, descrevendo como o grupo investigado estabelece em seu interior relações sociais, relações de trabalho e relações de gênero. A descrição do Cotidiano do Galpão Rubem Berta mostrou como este grupo se organiza, mostrou como se manifestam as atitudes de Cuidado entre as mulheres e de que modo esta dimensão pode ser percebida na atividade que realizam. Como resultado, foi possível afirmar que a Educação Popular é uma interface do universo do Galpão, um espaço mediador de aprendizagens e de construção de saberes, sistematizados a partir da convivência e visibilizados nas relações e nas ações das mulheres recicladoras. A fundamentação teórica é realizada a partir de Michel Maffesoli, Georg Simmel, Martin Heidegger, Carlos Rodrigues Brandão, dentre outros autores, que favorecem a compreensão desse grupo desde uma perspectiva que valoriza a efervescência e a vitalidade nas relações sociais. Trata-se, portanto, de uma abordagem teórica que se aproxima e se reconcilia com a vida, tendo-a como uma obra de arte em criação permanente. en
dc.format.extent 932703 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO POPULAR en
dc.subject GÊNERO en
dc.subject MULHERES en
dc.title Cuidado e sustentação da vida: a interface da educação popular no cotidiano de mulheres recicladoras en
dc.type Thesis en


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