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A implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional-PROEP no estado do Espírito Santo na percepção dos conselheiros

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dc.contributor.author VIEIRA, Emilia Peixoto
dc.contributor.author OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela de
dc.date.accessioned 2008-05-26T16:20:21Z
dc.date.available 2008-05-26T16:20:21Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation VIEIRA, Emilia Peixoto. A implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional-PROEP no estado do Espírito Santo na percepção dos conselheiros. 2002. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Romualdo Luiz Portela de Oliveira. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/449
dc.description Biblioteca da Faculdade de Educação en
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é avaliar a implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional - PROEP em cinco escolas estaduais localizadas nos municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), no estado do Espírito Santo na visão dos Conselheiros de Escolas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo - SINDIUPES. A escolha destes municípios deveu-se ao fato de eles concentrarem os maiores índices de desemprego do Estado, e, a das escolas em virtude de cada uma delas ter estabelecido um tipo diferente de relação com o programa. O PROEP, implantado pelo Ministério da Educação e do Desporto, é uma das políticas públicas cuja finalidade é responder às demandas de maior qualificação dos trabalhadores sob o suposto de que isto implica na empregabilidade, sendo esta uma das razões apontadas pelos organismos oficiais para explicar o desemprego. Acompanhou-se o processo de implantação do PROEP, observando diferentes formas de resistências/adesão da comunidade escolar (profissionais do ensino e usuários). A investigação foi realizada em dois momentos: primeiro, coletiva, com perguntas a respeito da forma do ensino médio, da educação profissional e; segundo, individualmente, com a finalidade de obter, na relação verbal dos usuários e profissionais, a opinião a respeito das propostas da reforma. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas e questionários para possibilitar uma articulação entre os objetivos do trabalho com as respostas fornecidas. en
dc.format.extent 443318 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject FORMAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.title A implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional-PROEP no estado do Espírito Santo na percepção dos conselheiros en
dc.type Thesis en


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