Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.author | VIEIRA, Emilia Peixoto | |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela de | |
dc.date.accessioned | 2008-05-26T16:20:21Z | |
dc.date.available | 2008-05-26T16:20:21Z | |
dc.date.issued | 2002 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Emilia Peixoto. A implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional-PROEP no estado do Espírito Santo na percepção dos conselheiros. 2002. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Romualdo Luiz Portela de Oliveira. | en |
dc.identifier.other | ENFA | |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/449 | |
dc.description | Biblioteca da Faculdade de Educação | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é avaliar a implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional - PROEP em cinco escolas estaduais localizadas nos municípios da Grande Vitória (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), no estado do Espírito Santo na visão dos Conselheiros de Escolas e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo - SINDIUPES. A escolha destes municípios deveu-se ao fato de eles concentrarem os maiores índices de desemprego do Estado, e, a das escolas em virtude de cada uma delas ter estabelecido um tipo diferente de relação com o programa. O PROEP, implantado pelo Ministério da Educação e do Desporto, é uma das políticas públicas cuja finalidade é responder às demandas de maior qualificação dos trabalhadores sob o suposto de que isto implica na empregabilidade, sendo esta uma das razões apontadas pelos organismos oficiais para explicar o desemprego. Acompanhou-se o processo de implantação do PROEP, observando diferentes formas de resistências/adesão da comunidade escolar (profissionais do ensino e usuários). A investigação foi realizada em dois momentos: primeiro, coletiva, com perguntas a respeito da forma do ensino médio, da educação profissional e; segundo, individualmente, com a finalidade de obter, na relação verbal dos usuários e profissionais, a opinião a respeito das propostas da reforma. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas e questionários para possibilitar uma articulação entre os objetivos do trabalho com as respostas fornecidas. | en |
dc.format.extent | 443318 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | FORMAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.title | A implantação do Programa de Reforma da Educação Profissional-PROEP no estado do Espírito Santo na percepção dos conselheiros | en |
dc.type | Thesis | en |