Repositorio Dspace

A classe trabalhadora e a construção de propostas de educação humanizadora: uma leitura da experiência do Projeto Evolução

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.author TITO, Neuza Geralda
dc.contributor.author FISCHER, Maria Clara Bueno
dc.date.accessioned 2008-05-26T15:42:48Z
dc.date.available 2008-05-26T15:42:48Z
dc.date.issued 2005
dc.identifier.citation TITO, Neuza Geralda. A classe trabalhadora e a construção de propostas de educação humanizadora: uma leitura da experiência do Projeto Evolução. 2005. 225f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Unisinos. Orientador(a); Maria Clara Bueno Fischer. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/447
dc.description.abstract O Projeto Evolução, objeto deste estudo, é uma experiência de educação entre trabalhadores/as e foi elaborado por entidades sindicais filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Neste estudo, me propus a analisar e identificar elementos de valorização das experiências dos/as participantes na construção de sua prática pedagógica no projeto. Parto do pressuposto que trazemos para os nossos espaços de atuação os sentidos e valores vividos e herdados em nossos modos de produção da existência. Procuro saber como esses valores e saberes atribuíram sentidos aos vivido na prática pedagógica do projeto. Por conceber a realidade como uma rede de interligações entre as dimensões de totalidade, particularidade e singularidade, realizei, neste estudo, uma breve historicização da organização dos modos de produção e da educação. Trabalho e educação foram considerados os espaços privilegiados de “ter” experiência pelos sujeitos. Como o entorno social é espaço de produção da cultura onde os sujeitos estão inseridos/as, a construção histórica da formação social do brasil, a formação da região do Vale do Rio dos Sinos/RS e a produção nas indústrias de calçado, neste estudo, são consideradas dimensões formativas e importantes que os sujeitos realizam. A valorização da experiência foi o ponto de partida das relações entre os sujeitos que produziram, mediados pelo mundo, novos conhecimentos, novos sentidos e valores. Com seus problemas, dificuldades e contradições, as pessoas continuam suas trajetórias buscando seus sonhos e utopias. Neste estudo, a educação humanizadora foi considerada um lócus privilegiado para dar relevo à realidade dos sujeitos e criar possibilidades de uma nova compreensão desta mesma realidade. É a partir destes novos sentidos e significados atribuídos às suas próprias histórias que os indivíduos são capazes de gerar ações direcionadas ao seu processo de emancipação e de formação humana, individual e coletiva. en
dc.description.sponsorship Biblioteca UNISINOS en
dc.format.extent 2384242 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
dc.title A classe trabalhadora e a construção de propostas de educação humanizadora: uma leitura da experiência do Projeto Evolução en
dc.type Thesis en


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto