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A fábrica é escola: práticas sociais e educativas de empresários e trabalhadores

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dc.contributor.author GIGANTE, Moacir
dc.contributor.author GONÇALVES e SILVA, Petronilha Beatriz
dc.date.accessioned 2008-05-19T19:04:36Z
dc.date.available 2008-05-19T19:04:36Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation GIGANTE, Moacir. A fábrica é escola: práticas sociais e educativas de empresários e trabalhadores. 2003. 255f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. São Carlos. Orientador(a): Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/424
dc.description Biblioteca Comunitária UFSCar en
dc.description.abstract A educação é habitualmente tratada sob o aspecto institucional, formal e escolar. Neste estudo porém, educação é investigada enquanto prática social trabalho na fábrica. Considera, como ponto de partida para análise, o cotidiano fabril de trabalhadores de indústrias de calçados da cidade de Franca-SP. Contudo, não deixa de estabelecer relações entre o capitalismo histórico e a historicidade da formação das qualificações laborais no artesanato, manufatura e indústria, seja no geral, em outros ramos fabris, seja no contexto específico da profissão de sapateiro. Estuda cotidiano e história oral de trabalhadores; a experiência singular de cada um dos colaboradores da pesquisa é a base de apoio para a reflexão e a análise do trabalho e da formação de qualificações para o trabalho. Estuda, portanto, a educação para o trabalho. Seja educação informal, no interior das tradições dos trabalhadores, ou escolar-institucional. A educação, tanto informal-profissional quanto institucional-escolar, é obtida diferentemente e é destinada diferentemente para diferentes funções e diferentes grupos sociais que atuam no interior da fábrica. Fato que acentua e reforça estratificações sociais. A criação de qualificações para o trabalho nas indústrias de calçados se dá de forma peculiarmente associada, em cada momento histórico, com a própria forma de organizar rotinas de trabalho. O fato implica necessidade de compreensão de quais seriam as reais funções da educação formal. Esse trabalho contribui não apenas para a compreensão do processo de formação, manutenção e extinção de qualificações laborais de trabalhadores da indústria calçadista, como também para compreender as finalidades da educação institucional, tanto no passado como na sociedade atual. en
dc.format.extent 1253867 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.title A fábrica é escola: práticas sociais e educativas de empresários e trabalhadores en
dc.type Thesis en


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