dc.contributor.author |
SILVA, Maria Teodora Jesus |
|
dc.contributor.author |
SHIROMA, Eneida Oto |
|
dc.date.accessioned |
2008-05-19T17:55:52Z |
|
dc.date.available |
2008-05-19T17:55:52Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Teodora Jesus. Propostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXI. 2005. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Florianópolis. Orientador(a): Eneida Oto Shiroma |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/421 |
|
dc.description |
Biblioteca UFSC |
en |
dc.description.abstract |
Esta dissertação analisa os pressupostos e propostas do Senai e Senac no campo da educação profissional. O texto foi sistematizado com base em informações colhidas por meio da análise dos principais documentos escritos por essas instituições para reformular seus modelos de ensino e estilo de atuação. A investigação propiciou-nos a apreensão de uma gama de fatores que condicionam o processo administrativo e pedagógico dessas entidades, os quais, segundo elas, estão relacionados às condições sociais e educacionais do país estabelecidas pelas transformações político-econômicas e culturais dos últimos anos. Argumentam que a globalização, a crise do fordismo, o incremento de novas tecnologias e a reestruturação produtiva promovem mudanças e geram novos arranjos organizacionais que alteram as relações de trabalho e requerem um novo perfil de trabalhador exigindo uma revisão de suas políticas e práticas frente à necessidade de adequar-se aos desafios de uma realidade cada vez mais complexa e instável. Além disso, afirmam que o sistema educacional do país é deficiente e atribuem à educação a responsabilidade tanto pela situação econômica da população, como pela má qualidade dos bens e serviços produzidos pelas empresas brasileiras, o que dificulta nossa inserção e permanência no cenário da competitividade internacional. Diante disso, elaboram propostas de ação partindo do princípio de que cabe à educação profissional a missão de oferecer ao trabalhador empregabilidade, para que sobreviva num contexto cada vez mais flexível e exigente, e também resgate sua condição de cidadania. Por fim, identificamos semelhanças e diferenças nas análises apresentadas nos documentos do Senai e Senac que, apesar de aparentemente críticas, revelam os limites do delineamento de um projeto de educação profissional voltado aos interesses do capital. |
en |
dc.format.extent |
463976 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO |
en |
dc.subject |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.subject |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.title |
Propostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXI |
en |
dc.type |
Thesis |
en |