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O ser e o estar de luto na luta: educação profissional em tempos de desordem - ações e resultados das políticas públicas do PLANFOR / qualificar na cidade de Pelotas/ RS - (2000 - 2002)

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dc.contributor.author SANTOS, Simone Valdete dos
dc.contributor.author FISCHER, Nilton Bueno
dc.date.accessioned 2008-05-19T16:07:20Z
dc.date.available 2008-05-19T16:07:20Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation SANTOS, Simone Valdete dos. O ser e o estar de luto na luta: educação profissional em tempos de desordem - ações e resultados das políticas públicas do PLANFOR / qualificar na cidade de Pelotas/ RS - (2000 - 2002). 2003. 420f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. Porto Alegre. Orientador(a): Nilton Bueno Fischer en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/419
dc.description Biblioteca Setorial de Educação en
dc.description.abstract O objeto deste estudo é analisar os resultados do Plano Nacional de Formação Profissional (PLANFOR), com sua forma no Rio Grande do Sul - o "Qualificar" no período de 2000 a 2002, envolvendo os gestores das políticas e os alunos adultos dos cursos, conformando um estudo de caso na cidade de Pelotas. A metodologia qualitativa implementada é de caráter etnográfico, através da conformação de uma amostra com alunos e alunas egressos do curso Integrar, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação, e do programa Coletivos de Trabalho, executado pelo próprio governo estadual, registrando, em diários de campo, as visitas aos alunos e às alunas nos seus locais de moradia, e a participação de algumas de suas atividades pedagógicas, organizativas. Também são realizadas entrevistas com os gestores estaduais, municipais e instituições executoras dos cursos, e aplicados questionários nos integrantes dos coletivos de trabalho, considerando a concepção e a efetivação das políticas pelos gestores e os efeitos dessas na vida dos desempregados, alunos dos cursos. O levantamento empírico orientou a escolha dos ordenadores teóricos, transitando por autores do campo da Educação, Antropologia, Filosofia, História e Sociologia, tais como: Georges Balandier, Alberto Melucci, Rodolfo Kusch, Robert Castel, Norbert Elias, respeitando as especificidades das contribuições teóricas para o objeto de estudo. Os direitos trabalhistas, a carteira de trabalho enquanto constructos modernos de nosso idiossincrático Estado de bem - estar social representavam uma certa seguridade para o trabalhador, que atualmente se encontra de luto pela perversidade da perda de tal condição, de luto pela carteira de trabalho não- assinada. O desempregado, a desempregada, ao participarem dos cursos do Qualificar, vivenciam um processo de fagocitação do estar desempregado, enquanto figura de desordem na ordem do emprego, de luto pela carteira de trabalho - não assinada, para o estar desempregado na luta cotidiana pela garantia de sua sobrevivência. A condição do ser e do estar mulher representa um agravante da desordem, estando ela potencialmente aberta para alternativas cooperativas, associativas de geração de trabalho e renda. O ser e o estar pentecostal, umbandista, e, a partir desses credos religiosos, a constituição de éticas religiosas que corroboram com os resultados das políticas públicas; o ser e o estar negro em uma região de herança escravista, aristocrática, com a presença marcante do latifúndio pastoril; dormir para vencer refeições; participar do Movimento dos Trabalhadores Desempregados na busca de linguagens e símbolos próprios em função de seu caráter inédito, tudo isso se constitui como possibilidade de produção e reprodução do ser e do estar desempregado, na perspectiva da ética do cuidado ou na sua ausência. A efetivação de políticas públicas estatais em Educação Profissional, enquanto uma procura incessante da ordem presente na desordem do desemprego, ocorre em uma conjuntura histórica em que o êxito do capital, a complexidade e gravidade dos problemas sociais parecem inibir superações, reconhecendo a possibilidade de novas relações de trabalho que privilegiem o cuidado, a solidariedade, novas formas do ser e do estar no mundo. en
dc.format.extent 440448 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.subject PLANFOR en
dc.subject EMPREGO
dc.title O ser e o estar de luto na luta: educação profissional em tempos de desordem - ações e resultados das políticas públicas do PLANFOR / qualificar na cidade de Pelotas/ RS - (2000 - 2002) en
dc.type Thesis en


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