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Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG

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dc.contributor.author CARVALHO, Cássia Torres de
dc.contributor.author OLIVEIRA, Fernando Selmar Fidalgo de
dc.date.accessioned 2008-05-16T21:20:57Z
dc.date.available 2008-05-16T21:20:57Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation CARVALHO, Cássia Torres de. Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG. 2002. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Belo Horizonte. Orientador(a): Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/403
dc.description Biblioteca da Faculdade de Educação en
dc.description.abstract Essa dissertação se propõe a contribuir para a análise do Plano Estadual de Qualificação de Minas Gerais (PEQ/MG) no período de 1996 a 2000 e também do Plano Nacional de Qualificação Profissional (Planfor) implementado pelo Ministério do Trabalho a partir de 1995. Para a consecução dos objetivos foram analisados documentos referenciais e normativos dessa política pública (Planfor); relatórios de avaliação produzidos pelo Lumen - Instituto de Pesquisa da PUC Minas, instituição responsável pela avaliação externa do PEQ no Estado de Minas Gerais; dados da evolução do Plano de Qualificação no Estado, de 1996 a 2000; e uma amostra de cursos ministrados nos anos de 1999 e 2000. Foram analisadas, ainda, entrevistas com o superintendente e com o ex-superintendente de Relações do Trabalho da Secretaria do Estado do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Setascad-MG), responsável pela gestão do Plano no Estado; entrevistas com técnicos da Diretoria de Qualificação Profissional desta Secretaria, com o presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-MG) e com um representante da bancada dos trabalhadores, dos empresários e do governo no mesmo Conselho.O trabalho revela como a educação profissional, desde o seu surgimento, tem, no seu embrião, o cerne das distorções distributivas, do discurso da formação profissional para os "desvalidos da sorte" ao da "empregabilidade". Analisa a concepção de uma política pública de educação profissional brasileira (Planfor), que se propõe ao atendimento prioritário das pessoas em desvantagens sociais e excluídas do mercado de trabalho formal, perseguindo a hipótese de que os cursos ministrados no Plano Estadual de Qualificação Profissional de Minas Gerais são qualitativamente diferentes dependendo da clientela para a qual se destinam. en
dc.format.extent 744835 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject PLANFOR en
dc.title Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG en
dc.type Thesis en


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