dc.contributor.author |
CARVALHO, Cássia Torres de |
|
dc.contributor.author |
OLIVEIRA, Fernando Selmar Fidalgo de |
|
dc.date.accessioned |
2008-05-16T21:20:57Z |
|
dc.date.available |
2008-05-16T21:20:57Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Cássia Torres de. Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG. 2002. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Belo Horizonte. Orientador(a): Fernando Selmar Fidalgo de Oliveira. |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/403 |
|
dc.description |
Biblioteca da Faculdade de Educação |
en |
dc.description.abstract |
Essa dissertação se propõe a contribuir para a análise do Plano Estadual de Qualificação de Minas Gerais (PEQ/MG) no período de 1996 a 2000 e também do Plano Nacional de Qualificação Profissional (Planfor) implementado pelo Ministério do Trabalho a partir de 1995. Para a consecução dos objetivos foram analisados documentos referenciais e normativos dessa política pública (Planfor); relatórios de avaliação produzidos pelo Lumen - Instituto de Pesquisa da PUC Minas, instituição responsável pela avaliação externa do PEQ no Estado de Minas Gerais; dados da evolução do Plano de Qualificação no Estado, de 1996 a 2000; e uma amostra de cursos ministrados nos anos de 1999 e 2000. Foram analisadas, ainda, entrevistas com o superintendente e com o ex-superintendente de Relações do Trabalho da Secretaria do Estado do Trabalho, da Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Setascad-MG), responsável pela gestão do Plano no Estado; entrevistas com técnicos da Diretoria de Qualificação Profissional desta Secretaria, com o presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-MG) e com um representante da bancada dos trabalhadores, dos empresários e do governo no mesmo Conselho.O trabalho revela como a educação profissional, desde o seu surgimento, tem, no seu embrião, o cerne das distorções distributivas, do discurso da formação profissional para os "desvalidos da sorte" ao da "empregabilidade". Analisa a concepção de uma política pública de educação profissional brasileira (Planfor), que se propõe ao atendimento prioritário das pessoas em desvantagens sociais e excluídas do mercado de trabalho formal, perseguindo a hipótese de que os cursos ministrados no Plano Estadual de Qualificação Profissional de Minas Gerais são qualitativamente diferentes dependendo da clientela para a qual se destinam. |
en |
dc.format.extent |
744835 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO |
en |
dc.subject |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.subject |
ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
en |
dc.subject |
PLANFOR |
en |
dc.title |
Qualificação dos trabalhadores em Minas Gerais: desafios e avanços de uma política pública de educação profissional, o PEQ-MG |
en |
dc.type |
Thesis |
en |