dc.contributor.author |
CARDOSO, Ana Lúcia Tomaz |
|
dc.contributor.author |
NOMA, Amélia Kimiko |
|
dc.date.accessioned |
2008-05-16T15:39:32Z |
|
dc.date.available |
2008-05-16T15:39:32Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Ana Lúca Tomaz. Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná. 2002. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Maringá. Orientador(a): Amélia Kimiko Noma. |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/385 |
|
dc.description |
Biblioteca Central da UEM |
en |
dc.description.abstract |
A dissertação analisa a educação profissional institucionalizada no estado do paraná, a partir das diretrizes das políticas sociais do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), centrando o foco das discussões no Plano Estadual de Qualificação (PEQ), vinculado ao Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Aborda o objeto de estudo a partir da discussão da relação educação e trabalho no contexto da globalização do capital, que tem como cenário as transformações que estão ocorrendo na forma da produção e na organização política, em nível internacional e nacional. Busca dar significado histórico a esta série de mudanças de grande porte realizadas na educação brasileira visando adequações às novas demandas de qualificação profissional. Analisa como o PEQ é desenvolvido e articulado no Paraná e mostra como a política pública de qualificação e requalificação profissionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) justificam suas metas e objetivos, traçando uma política social compensatória em nome da modernização social do país, que atende aos interesses econômicos e políticos hegemônicos do capital em nível nacional e internacional. aponta que a educação profissional implementado pelo planfor/Peq revela ser mais de caráter ideológico do que funcional e efetivo para as metas propostas, tornando a mesma apta a responder às demandas do setor produtivo, subordinando-se à lógica do capital. Evidencia tratar-se de uma política que se insere no conjunto de políticas sociais nacionais e como tal, se constitui e se institui no processo de adequação da educação brasileira às relações sociais, políticas e econômicas da nova etapa do capitalismo mundial. |
en |
dc.format.extent |
313676 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO |
en |
dc.subject |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.subject |
ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
en |
dc.subject |
PLANFOR |
|
dc.title |
Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná |
en |
dc.type |
Thesis |
en |