dc.contributor.author |
SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de |
|
dc.contributor.author |
SILVA JÚNIOR, João dos Reis |
|
dc.date.accessioned |
2008-05-15T16:24:31Z |
|
dc.date.available |
2008-05-15T16:24:31Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de. A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná. 2002. 168f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a) João dos Reis Silva Júnior. |
en |
dc.identifier.other |
ENFA |
|
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/381 |
|
dc.description |
Biblioteca PUC/SP |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa o Plano Estadual de Qualificação - PEQ -, mecanismo de implementação do Plano Nacional de Qualificação Profissional - PLANFOR - no Paraná, suas formulações oficiais e suas bases organizativas concretas, a partir da segunda metade da década de 90, procurando compreendê-lo como uma nova forma de regulação social. As informações foram obtidas dos documentos da Secretaria de Estado do Emprego e Relações de Trabalho/PR e do Ministério do Trabalho e Emprego. Realizaram-se entrevistas no âmbito da SERT, estadual e regional norte/Londrina, sendo ouvidos também os coordenadores de formação profissional das entidades executoras na região e outros atores envolvidos no processo de qualificação do PEQ. Os resultados da pesquisa apontam a essência quantitativa e de otimização dos recursos do PEQ/Pr, preponderando critérios numéricos e políticos nas decisões de alocação dos mesmos, tornando secundários os conteúdos dos cursos de qualificação. Na execução das ações do PEQ/Pr, houve a manutenção das instituições tradicionais de educação profissional e o incremento das entidades públicas estatais, além da participação das organizações dos trabalhadores. Esta última dependeu, no período estudado, da concorrência entre as centrais sindicais e da posição ocupada por seus chefes regionais nas instâncias organizadoras do PEQ. Os atores envolvidos admitem o encerramento das conquistas salariais e apontam a qualificação profissional para competir por eventuais postos de trabalho, ressaltam a educação e a qualificação compensatórias e as relacionam aos treinamentos, para tarefas específicas exigidas pelo mercado. |
en |
dc.format.extent |
3322783 bytes |
|
dc.format.extent |
3798094 bytes |
|
dc.format.extent |
2593086 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.publisher |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO E TRABALHO |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR |
en |
dc.subject |
EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO |
en |
dc.subject |
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL |
en |
dc.subject |
ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
en |
dc.subject |
PLANFOR |
en |
dc.title |
A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná |
en |
dc.type |
Thesis |
en |