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A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná

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dc.contributor.author SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de
dc.contributor.author SILVA JÚNIOR, João dos Reis
dc.date.accessioned 2008-05-15T16:24:31Z
dc.date.available 2008-05-15T16:24:31Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.citation SOUZA, Solange de Cássia Inforzato de. A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná. 2002. 168f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a) João dos Reis Silva Júnior. en
dc.identifier.other ENFA
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/381
dc.description Biblioteca PUC/SP en
dc.description.abstract Este trabalho analisa o Plano Estadual de Qualificação - PEQ -, mecanismo de implementação do Plano Nacional de Qualificação Profissional - PLANFOR - no Paraná, suas formulações oficiais e suas bases organizativas concretas, a partir da segunda metade da década de 90, procurando compreendê-lo como uma nova forma de regulação social. As informações foram obtidas dos documentos da Secretaria de Estado do Emprego e Relações de Trabalho/PR e do Ministério do Trabalho e Emprego. Realizaram-se entrevistas no âmbito da SERT, estadual e regional norte/Londrina, sendo ouvidos também os coordenadores de formação profissional das entidades executoras na região e outros atores envolvidos no processo de qualificação do PEQ. Os resultados da pesquisa apontam a essência quantitativa e de otimização dos recursos do PEQ/Pr, preponderando critérios numéricos e políticos nas decisões de alocação dos mesmos, tornando secundários os conteúdos dos cursos de qualificação. Na execução das ações do PEQ/Pr, houve a manutenção das instituições tradicionais de educação profissional e o incremento das entidades públicas estatais, além da participação das organizações dos trabalhadores. Esta última dependeu, no período estudado, da concorrência entre as centrais sindicais e da posição ocupada por seus chefes regionais nas instâncias organizadoras do PEQ. Os atores envolvidos admitem o encerramento das conquistas salariais e apontam a qualificação profissional para competir por eventuais postos de trabalho, ressaltam a educação e a qualificação compensatórias e as relacionam aos treinamentos, para tarefas específicas exigidas pelo mercado. en
dc.format.extent 3322783 bytes
dc.format.extent 3798094 bytes
dc.format.extent 2593086 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
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dc.language.iso pt_BR en
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação en
dc.subject EDUCAÇÃO E TRABALHO en
dc.subject EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR en
dc.subject EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO en
dc.subject QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL en
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE en
dc.subject PLANFOR en
dc.title A qualificação do trabalhador e a política pública do emprego e trabalho: a expressão do Planfor no Paraná en
dc.type Thesis en


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